Vanda Machado lança “Pele da Cor da Noite”

postado por Cleidiana Ramos @ 7:41 PM
1 de abril de 2013

Livro traz relato de experiência em projeto pedagógico pioneiro. Foto: Haroldo Abrantes / Ag. A TARDE/ 26.05.2010

Amanhã, terça-feira, dia 2, tem um evento ótimo na Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom): o lançamento do livro “Pele da cor da noite”, da doutora em Educação, Vanda Machado.

O livro conta as experiências pessoais da autora responsável pelo projeto Irê Ayô que é desenvolvido na Escola Eugênia Anna dos Santos, localizada no Ilê Axé Opô Afonjá. O projeto se tornou uma referência no ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira muito antes da chegada da Lei 10.639/2003.

Quem conhece a escola sabe o quanto ele é bonito, eficiente e capaz de transformar trajetórias.Um exemplo: a escola não tem sequer um rabisco nas paredes e, mesmo funcionando em um terreiro de candomblé, não faz nenhum proselitismo religoso e abriga crianças das mais variadas crenças.

É uma lição do que deve ser o processo educativo em sua forma mais ampla. O lançamento é uma ação coletiva de autores da Edufba que está comemorando 20 anos de fundação. Será das 17h30 às 20h30, pois ainda tem uma mesa redonda que permite a interação com os autores. O acesso é gratuito.

A Facom fica na área do PAF I. Há o famoso acesso pela Faculdade de Arquitetura, situada na Rua Caetano Moura, Federação, mas também pelo PAF II com entrada na Avenida Ademar de Barros.

Tags: , ,

Deixe seu comentário