Revolta dos Búzios em destaque

postado por Cleidiana Ramos @ 5:08 PM
26 de agosto de 2009
João Jorge faz palestra hoje à tarde. Foto: Fernando Vivas| AG. A TARDE

João Jorge faz palestra hoje à tarde. Foto: Fernando Vivas| AG. A TARDE

Amanhã, quinta-feira, o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, faz palestra sobre a Revolta dos Búzios, no Auditório da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na Rua da Ajuda, Centro Histórico, a partir das 14 horas.

A palestra é uma promoção da Secretaria Municipal da Reparação (Semur). O Olodum tem realizado várias ações no sentido de tornar mais conhecido o movimento ocorrido em  agosto de 1798. Liderado pelos jovens negros Manoel Faustino dos Santos, João de Deus do Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas,o levante tinha uma avançado programa pregando desde o fim da escravidão até a proclamação da República.

Conhecido também como Revolta dos Alfaiates e Conjuração Baiana, o movimento tinha em suas fileiras artesãos, soldados, alfaiates, médicos, advogados, professores, sapateiros, escravos e ex-escravos. Seus quatro líderes foram condenados à morte quando a rebelião foi sufocada.

Duas mulheres negras também tiveram destaque na luta: Ana Romana e Maria do Nascimento. Na última segunda, o Olodum, através de uma parceria com A TARDE, distribuiu para os assinantes do jornal exemplares de uma cartilha sobre a Revolta dos Búzios. A impressão contou com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

O sucesso foi tamanho que leitores que adquirem o jornal em banca também cobraram exemplares da cartilha. A TARDE ainda destinou mil exemplares para distribuição em sua loja do Shopping Salvador.

A cartilha, intitulada Revolta dos Búzios- Uma historia de igualdade no Brasil, faz parte da série Olodum Griô. Ela foi pensada para aplicação didática, num momento em que se torna cada vez mais forte o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira por conta da Lei 10.639/03, modificada pela Lei 11.645/08 para incluir também o ensino de História e Cultura Indígenas.

O objetivo do Olodum, de acordo com João Jorge, é fazer da Revolta dos Búzios um episódio conhecido nacionalmente. Um passo para esta visibilidade já foi dado por meio do projeto de lei 5819/2009.

De autoria do deputado federal Luiz Alberto (PT-BA,) o PL pede a inclusão dos quatro líderes da Revolta dos Búzios no Livro dos Heróis Nacionais. Atualmente, o único negro a integrá-lo é Zumbi dos Palmares, que tem, inclusive, um dia específico para celebrar a sua memória: o 20 de novembro, que, na Bahia, diferentemente de outros estados, como São Paulo, não é feriado.

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário