Promoção Cultural do Mundo Afro

postado por Cleidiana Ramos @ 10:14 AM
15 de janeiro de 2010
Blog sorteia quatro exemplares de Uma Historinha Africana. Foto: Fernando Amorim | AG. A TARDE

Blog sorteia quatro exemplares de Uma Historinha Africana. Foto: Fernando Amorim | AG. A TARDE

O Mundo Afro está lançando sua primeira promoção cultural. Vou sortear aqui quatro exemplares do livro Uma Histórinha Africana, de autoria do professor Jaime Sodré, com ilustrações de João Victor Dourado. O professor Jaime, gentilmente, doou os exemplares para este fim.

A edição do livro, dirigido ao público infanto-juvenil, foi vencedor de um edital da Fundação Palmares e faz parte de um projeto de apoio didático para aplicação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Atualmente, a Lei tem o número 11.645/08, por conta da modificação para também incluir o ensino de História e Cultura Indígena.

O projeto contemplou não só a distribuição do livro em escolas, mas também um encontro com a presença da ebomi Cidália Soledade, uma exímia contadora das histórias de trdição africana. Os encontros aconteceram em dezembro nas escolas Mãe Hilda, localizada na Liberdade, São Gonçalo e Mundo dos Sonhos, situadas na Federação.

O livro conta uma história envolvendo Doúm, Alabá e Elegbara e é um ensinamento sobre as muitas verdades que um mesmo fato pode oferecer.

Vamos fazer o seguinte: os quatro melhores relatos sobre histórias de tradição africana levam os exemplares. Podem ser contos relativos a inquices, orixás, voduns e caboclos, mas não vale, por exemplo, escrever igualzinho aos relatos de Pierre Verger ou de Reginaldo Prandi, por exemplo.

Contem como vocês ouviram as histórias de seus avós, pais e tios. Quem sabe não descobrimos outros griots (contadores de histórias) por aí?

História pronta é só enviar via o sistema de comentários do blog, com nome completo, endereço e telefone. Claro que não vou publicar estas duas últimas informações. É só para enviar o livro em caso de vitória.

Leitores de outros estados e países também podem participar. Não se preocupem que tem como fazer chegar o exemplar. O prazo para envio é até o próximo dia 22 (sexta-feira de hoje a oito).  

As melhores histórias além de levar o livro também serão publicadas no blog para a gente socializar as informações. Vamos lá. Estou ansiosa pela participação de vocês.  

Tags: , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Promoção Cultural do Mundo Afro”

  1. Oállasi Santana Amorim  Says:

    A tradição oral com certeza representa um grande legado, os chefes de família, os mais velhos passavam para seus filhos, para a comunidade as historias de seus antepassados, com isso as histórias jamais seriam esquecidas. Hoje também ouvimos das pessoas mais velhas as suas histórias e passamos adiante.

  2. Luciana  Says:

    É de suma importancia ensinar as nossas crianças a história da nossa religião, na verdade é uma forma de incentivar nossos pequeninos a leitura.

  3. Aline Limaverde  Says:

    Ouvi a entrevista na Educadora FM com o adorável professor Jaime Sobré, e só posso aplaudir a sua iniciativa dentre tantas já concretizadas, sobre o estímulo a leitura para crianças. Fiquei encantada com suas colocações em relação a religiosidade brasileira que ele traz de forma bastante acertiva nos seus livros de histórias africanas. Fiquei triste por não poder adquirir os livros durante a sua entrevista através do telefone do Multicultura.

    Parabéns pela feliz iniciativa.
    Obrigada

Deixe seu comentário