Por pouco a festa não foi completa

postado por Cleidiana Ramos @ 8:17 PM
11 de junho de 2010

Por pouco os Bafana, Bafana não estrearam com vitória. Foto: Eduardo Martins | Ag. A TARDE

Vejam só o que é futebol.  A Seleção da África do Sul, anfitriã desta edição da  Copa do Mundo e considerada a mais fraca do Grupo A, formado ainda por França, México e Uruguai, lidera o conjunto.

Os Bafana Bafana, como são chamados, por pouco não ganharam o jogo de abertura contra o México, com um gol lindo de Tshabalala feito aos dez minutos do segundo tempo.  Aos 34, Rafa Márquez (que raiva!) empatou para os mexicanos.

No início da partida parecia que os mexicanos iam dar um baile, mas aos poucos os Bafana assumiram a personalidade Parreira de ser que nós brasileiros conhecemos tão bem: defesa, defesa, defesa e contra ataques. E olha que o time joga direitinho.

Pienaar, o número 10, para mim, é um bom jogador na armação das jogadas. Tem uma boa técnica quando comparado ao resto da equipe. Destaque também para o goleiro Khune que em dois passes certeiros colocou os atacantes na cara do gol. Além disso, fez excelentes defesas.

O jogo valeu também por sua importância histórica, afinal marcou a abertura da primeira copa em continente africano. Foi emocionante o momento em que as duas seleções entraram em campo para o delírio das mais de 80 mil pessoas que lotaram o Soccer City. E Desmond Tutu, uniformizado como torcedor, tá uma figura. Hoje ele estava no estádio novamente.

Pena que Nelson Mandela não compareceu por conta de uma tragédia em sua família: uma de suas bisnetas, de apenas 13 anos, Zenani Mandela Junior, morreu em um acidente de carro quando voltava para casa após o show de abertura na madrugada de hoje.

Com o empate em 0X0 entre Uruguai e França no segundo e último jogo do dia, a África do Sul é então a líder do grupo, o que é um bom começo para a torcida de que ela passe à segunda fase do torneio, o que é muito difícil diante das equipes adversárias. França e Uruguai têm tradição e o México chegou cheio de moral depois de ter ganhado um amistoso contra a atual campeã, a Itália, na semana passada, embora hoje só tenha jogado bem nos minutos iniciais do jogo.

Mas olha que os Bafana podem aprontar por aí. Fico aqui na torcida.

Amanhã tem Nigéria e Argentina às 11 horas, o que me faz torcer pelos nigerianos duas vezes, e no domingo, no mesmo horário,  Gana pega a Sérvia. A Unegro está organizando torcidas para as seleções africanas no Sankofa Bar, Pelourinho.

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário