Ópera negra

postado por Cleidiana Ramos @ 10:55 AM
23 de junho de 2010

Todos os atores do filme Carmen Jones são negros. Foto: Discover Black Heritage | Divulgação

Ganhei um presente do amigo e jornalista João Saldanha: o filme Carmen Jones, de 1954, que traz Harry Belafonte e Dorothy Dandridge nos papéis principais e foi dirigido por ‘Otto Preminger.

O filme conta a história de um soldado americano interpretado por Harry Belafonte  que está prestes a se casar é seduzido pela bela Carmen.

O filme é um musical, afinal a inspiração vem da opera Carmen, de Bizet. Mas o toque especial é que todos os atores são negros. Isso quando ainda estava em vigência a segregação racial no sul dos EUA.

Dorothy foi a primeira negra indicada ao Oscar por sua interpretação, em 1955, mas não levou. Quando Halle Berry ganhou o Oscar em 2002 , fez uma homenagem a Dorothy.

Harry Belafonte está ótimo, embora durante as canções sua voz tenha sido dublada por LeVern Hutcherson, assim como Dorothy foi dublada por Marilyn Horne.

Além do talento dos atores chama também a atenção a boa forma física de Harry Belafonte com músculos bem esculpidos numa época em que não tinha nenhum truque para deixá-lo daquele jeito.

É fácil achar o filme em DVD  nas prateleiras de clássicos das locadoras.

Tags: , , , ,

Deixe seu comentário