O que anda acontecendo com o esporte?

postado por Cleidiana Ramos @ 5:50 PM
5 de março de 2012

Juan do Roma: mais uma vítima de racismo no esporte. Foto: EFE/Ettore Ferrari

Oi pessoal: o Mundo Afro anda paradão por conta de falta de tempo mesmo. Mas eis que já estou me acostumando às novas demandas e ele, prometo, vai ser atualizado de forma mais constante.

Uma das razões para estarmos aqui é refletirmos como o crime do racismo continua grassando, mesmo com os avanços que já alcançamos. Em menos de uma semana, ele retorna a todo vapor em um espaço que vive do discurso de que é capaz de quebrar barreiras de credo, nacionalidade, cultura, etc: o esporte.

Na última quarta-feira, dia 29, o jogador de volêi do Sada Cruzeiro e da Seleção Brasileira, Wallace, foi chamado de “macaco” por uma mulher que estava na arquibancada.

Ontem foi a vez de mais uma no futebol internacional. O brasileiro Juan, zagueiro que joga pelo Roma da Itália e um dos melhores na função que já passaram pela Seleção Brasileira,  foi insultado de forma racista.

Aí a gente já se lembra da longa lista: Diego Maurício (várias vezes); Roberto Carlos, Grafite….e o mais terrível disso tudo é que as federações esportivas divulgam notas de repúdio, mas não tomam nenhum tipo de ação efetiva.

Tags: , ,

3 Respostas to “O que anda acontecendo com o esporte?”

  1. jaime sodré  Says:

    minha filha, vamos orientar os nossos atletas, ao menor sinal de insulto racista, comuniquem ao juiz e saiam do gramado ou da quadra ou da piscina e após este gesto, apresente queixa e nota publica.
    abraço
    jaime sodré

  2. Lafayette  Says:

    Aquele(a)s que lutam todos os dias, esse(a)s são os indispensáveis. BBrecht.

  3. Ana Mendes  Says:

    Concordo com professor Jaime Sodré, se não impor respeito nada irá mudar.

    Abs,
    Ana Mendes

Deixe seu comentário