O Discurso da Luz no Ceao

postado por Cleidiana Ramos @ 8:01 AM
9 de dezembro de 2009
Uma das fotografias de Mãe Menininha que faz parte do Arquivo A TARDE. Foto: Arquivo A TARDE

Uma das fotografias de Mãe Menininha que faz parte do Arquivo A TARDE. Foto: Arquivo A TARDE

Amigos do Mundo Afro: amanhã, a partir das 16 horas, estarei fazendo a defesa da minha dissertação de mestrado intitulada O Discurso da Luz- Imagens das Religiões Afro-Brasileiras no Arquivo do Jornal A Tarde. Trata-se de um estudo sobre a importância documental de 1.432 fotografias pertecentes ao Arquivo A TARDE que retrata diversos aspectos do candomblé, umbanda, culto dos eguns e outras modalidades religiosas.

A banca avaliadora é formada pelos doutores em antropologia Claudio Luiz Pereira ( o orientador),  Nicolau Parés,  ambos do Programa de Pós-Gradução em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro), do qual sou aluna, e Fernando de Tacca, da Unicamp. O Pós-Afro é vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba.

A defesa será no Ceao, localizado no Largo 2 de Julho. Quem se interessar por fotografia e antropologia e puder aparecer será bem vindo.

Tags: , , , , , ,

9 Respostas to “O Discurso da Luz no Ceao”

  1. Andrea Gabriel  Says:

    ¡Ah, que saudades eu tenho da Bahia!

    ¡ Boa Sorte!

  2. Róger  Says:

    Cleidiana, paz e bem.
    Vou estar em viagem, mas certamente estarei torcendo por você. Sei que será um sucesso pois seu trabalho (também refletido neste blog) é a prova dessa afirmação. Creio que sua dissertação será um instrumento verdadeiro de informação e formação. Quem certamente também ganhará com o seu estudo somos nós. Confesso que gostaria muito de ler este material pois curto fotografia e cultura afro.
    Depois nos conte neste blog como foi.
    Um abraço e muito Axé.
    Fr. Róger – Rio de Janeiro

  3. Cleidiana Ramos  Says:

    Obrigada fr. Róger. Contarei sim. Abraços.

  4. Cleidiana Ramos  Says:

    Obrigada Andrea.

  5. Capitao Marinho  Says:

    Cleidiana,
    Como sabe, estou residindo em Bagé-RS. Entretanto, amanhã às 1600h o meu pensamento será convertido para a sua defesa, pois, indubitavelmente, ela será magnífica. Falo com tranquilidade, pois acompanho, assiduamente, o excelente trabalho que desenvolve frente ao BLOG “Mundo Afro”; por isso, posso externar a ilação da magnitude da sua defesa. Parabéns, Mestre!!!

  6. Iele Portugal  Says:

    Estarei torcendo por você!!!!!
    Sucesso!!!!!!

  7. Elque  Says:

    Cleidiana, Sucesso!!! Vi sua palestra na Unijorge e sei que será maravilhoso! Recomendo a todos que vejam sua defesa, eu vou !

  8. Olivia  Says:

    Estarei na platéia, com certeza. Boa sorte.

  9. Marlon Marcos  Says:

    A defesa foi linda! digna de uma filha de Oxum! Emociante na medida de Cleidiana Ramos! Axé!

Deixe seu comentário