Mostra traz filmes sobre religião

postado por Cleidiana Ramos @ 12:05 PM
21 de maio de 2009
Sodré é um dos palestrantes da mostra de cinema sobre religião. Foto: Rejane Carneiro | AG. A TARDE

Jaime Sodré é um dos palestrantes da mostra de cinema sobre religião. Foto: Rejane Carneiro | AG. A TARDE

Final de semana com boas opções culturais dentro deste universo afro.  De amanhã, sexta,  até o próximo dia 28, na Sala Alexandre Robatto (Biblioteca Pública dos Barris), acontece uma mostra de filmes sobre religião.

As produções são todas sobre ritos de passagem. A organização é da Arquidiocese de Salvador, via a sua Pastoral da Comunicação, em parceria com a  Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas).

O evento chega a Salvador, com curadoria de César Sartorelli, organizador de uma das cinco maiores mostras sobre o tema no mundo.

São 31 filmes. A primeira exibição,  às 19 horas de amanhã, é de Dança das Cabaças – Exu no Brasil feito por  Kiko Dinucci. Também serão exibidas obras originárias de países como Canadá, Irã, Israel, Itália, Bangladesh, Holanda, França, México, Suíça, Rússia e Uzbequistão.

Além dos filmes, o público pode conferir debates sobre os temas abordados. No sábado, às 17 horas,  a discussão é sobre a importância dos ritos de passagem na dinâmica da vida e da morte, com a participação  do professor Jaime Sodré, do sheik Ahmad Abdul e do padre Clóvis Santos.

No domingo, no mesmo horário, o debate é sobre os ritos de passagem e a visão das ciências, com palestras da psicóloga Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos e do antropólogo Roberto Albergaria. A entrada é gratuita. Para a programação completa e mais informações clique aqui .

Já no Teatro tem mais um temporada de Cabare da RRRRaça, encenado pelo Bando de Teatro Olodum. A primeira sessão é amanhã, sexta, e as apresentações prosseguem até o dia 31, no Teatro Vila Velha. 

A discussão sobre racismo e suas consequências é embalada por um humor cortante e números musicais. Cada dia tem um convidado especial. A primeira é  Mariene de Castro seguida de Juliana Ribeiro, Magary, Pretubom, Graça Onasilê (do Ilê Aiyê) e Manuela Rodrigues. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

 

Tags: , , , ,

Deixe seu comentário