Morre Ebomi Cidália de Iroko

postado por Cleidiana Ramos @ 2:52 PM
20 de março de 2012

Ebomi Cidália era conhecida como a "Enciclopédia do Candomblé". Foto: Margarida Neide/ Ag. A TARDE/ 07.07.2006

Hoje o mundo do candomblé fica mais triste. Durante a manhã faleceu, no Hospital Naval em Salvador, por complicações derivadas de um problema renal, a ebomi Cidália Soledade, 82 anos. Filha de Iroko, o orixá que habita a gameleira e domina os mistérios da vida e da morte, foi consagrada por Mãe Menininha dos Gantois. Ela deixa os filhos Elizabeth, Raimundo, Eliana e Josenice.

Ebomi Cidália tinha 75 anos de consagração à religião dos orixás. Era dona de um grande carisma. Ficou conhecida pela sabedoria e capacidade de transmitir conhecimento numa linguagem que era facilmente absorvida pelo público a quem se dirigia. Por conta disso recebeu do professor Jaime Sodré o título de “Enciclopédia do Candomblé”.

Com saber reconhecido em uma religião que tem como uma de suas fortes marcas a tradição e a oralidade estava sempre atenta a conhecer mais de perto tudo que surgia de novo no campo da comunicação.

Uma das suas atividades preferidas era conversar com jornalistas e pesquisadores de outras áreas. Costumava dizer: “Não tenho medo de conversar com jornalistas, antropólogos e historiadores, pois eles não vem buscar fundamento do candomblé, o que eu nunca revelaria. Eles vem buscar informações que ajudam a esclarecer sobre a religião”.

Aos 78 anos, descobriu as redes sociais com o Orkut onde mantinha uma comunidade para diálogo intenso com admiradores espalhados pelo Brasil inteiro. Com a ajuda de um dos seus amigos, o taxista Romilson Costa, ela fazia, diariamente, a atualização da sua rede respondendo mensagens. Nos ultimos dois anos andava interessada em conhecer mais sobre outras ferramentas como blogs.

O sepultamento será amanhã, quarta-feira, às 15 horas, no Jardim da Saudade.

Tags: , , , , ,

28 Respostas to “Morre Ebomi Cidália de Iroko”

  1. Daniel Veloso  Says:

    Pela grande Sabedoria e Amor à Religião Afro-brasileira, especialmente ao seu Orixá Iroco, todo povo do Axé e segmento civil devem prestar homenagens e reconhecimento a esta Grande Pessoa.
    Não a conheci pessoalmente. Somente a vi uma vez no Gantois numa festa de Oxalá, mas digo que há em mim, e acredito que em muitos irmãos, um sentimento de perda. Contudo também existe a certeza de que todo o Orun já a recebeu dignamente, porque em vida cumpriu sua missão brilhantemente.
    Condolências e solidariedade a sua Família e também a sua Comunidade Religiosa.

  2. CARLOS AUGUSTO MARQUES  Says:

    É fato que nós povo de santo, perdemos uma verdadeira enciclopédia do candomblé. O meu desejo é que siga em paz, trilhando como uma verdadeira filha de Iroko. Nós todos lamentamos profundamente esta perda, e reconhecemos que o nosso legado de povo “antigo” do santo, está se acabando, e assim a nossa história vai ficando totalmente orfâ.
    Choro, pela saudade, mas, reconheço pela fé, que ela terá o descanso merecido.
    Carlos Augusto.(Filho de Osum).

  3. Tania Fonseca  Says:

    Saudades. Que todos orixás iluminem sua nova trajetória do outro lado da vida Ebomi Cidália de Iroko. Axé, muito axé.

  4. Pai Binho de Yemòjá  Says:

    Nossa que perda!
    A Bahia e o Brasil mais uma vez está de luto!
    Ebomi Cidália era referencia para o povo de religão afro descentente.
    Que seja bem recebida no Orun por todas a outras grandes Iyás que também já se foram.
    Saudades… Eternas.

  5. Adam Kostkoski  Says:

    Que os osala esteja sempre ao seu lado, e o candomble perde suas raízes e suas mãos sabias, com olhos divinos …

  6. Ebomi Silvia D'Odé  Says:

    Todos que amam o Orisa Africano são uma só familia, sendo assim não importa a idade. nem o Orisa, nem onde fomos iniciados o que prevalece é que perdemos um membro precioso,vai em paz Ebomi e aguarde para nos receber um dia.

  7. Marlon Marcos  Says:

    O que dizer, heim? Essa mulher era sabedoria e ligação com o invisível.Luz em nossa fé e determinação litúrgica para a prática da religião dos ORIXÁS. Já está Orum espraindo força em nossa caminhada. Obrigado, senhora!

  8. Jornal afroxé de São Paulo  Says:

    É com enorme pezar que a família do Jornal Afroxé, juntamente com sua Família de Asé, “Ilê Olá Omi Asé Opô Araká, expressa todo seu sentimento de dor, pela partida para o Òrúm de nossa querida e estimada Cidália Barbosa Soledade “EGBOMI CIDÁLIA Ty IROKO”, pois todo o povo da religião de matriz africana, hoje esta de luto, sua lembrança sempre será citada nos quatro cantos do Aiyê, sua passagem por este plano foi muito importante bem como seu Òrisá “IROKÔ” para nossa história afro-brasileira.
    Olorúm Asé Indé Egbomy Cidália Ty Iroko

  9. Fernanda  Says:

    È com muita tristeza que deixo sinceras condolêcia,
    e povo do axé e todos de recife estão profundamente triste com a perda de mais sabia do nosso pavo. Mais
    com a certeza de um legado de sabedoria e ensinamento
    que a filha de Iroko nos deixou.

    AXÉ MUITO AXÉ
    MÃE FERNANDA DE OSUN.

  10. zelia magalhaes  Says:

    Infelizmente a raiz pura do candomble morreu, o candomble antigo com preceitos e hierarquias corretas, vai se acabando. Que as pessoas que a conheceram lembrem-se sempre do primeiro ensinamento mais puro do candoble a HUMILDADE, tanto com os seus irmãos, quanto com o seu orixa e os de seus irmãos, que ela, Cidalia de iroko, fazia magnificamente.
    Zelia de oxossi

  11. jaime sodré  Says:

    EBOMI CIDÁLIA DE IROKO, RETORNA AO ORUN PARA MAIS UM CAPÍTULO DA SUA BRILHANTE “ENCICLOPÉDIA” ESTAMOS MUITOS ORGULHOSOS DESTE NOSSO VALOROSO ANCESTRAL, INTIMA DE OLORUM, COM QUEM, COM CERTEZA, ENCAMINHARÁ OS NOSSOS PEDIDOS, POIS ELA, POR SUA HISTÓRIA TEM PREFERENCIA JUNTO A0 MAIORAL. ISTO É QUE É PRESTÍGIO, DEVOÇÃO E FÉ, TENHAMOS COMO EXEMPLO.
    NO MAIS, A SUA FRASE MAIS BEM DITA: “MEU FILHO ORIXÁ EXISTE!!”
    SALVE IROKO,
    ERÔ
    BEÇÃO A MINHS MÃE CIDÁLIA,
    JAIME, DEVOTO E ETERNO APRENDIZ

  12. jaime sodré  Says:

    Ebomi Cidália retorna ao Orun, para a proximidade de Olorun, da qual sempre foi íntima, em mais um capítulo da “Enciclopédia”. Orgulhamo-nos deste privilegiado ancestral, que junto ao “maioral” levará os nossos pedidos, visto a sua história de fé e dedicação ao próximo e aos orixás.
    Ativo agora a sua frase mais famosa e usual: “meu filho, orixá existe!!”
    Eu e outros, eternos aprendizes, agradecemos os seus valiosos ensinamentos, continuando guiados por sua imensa luz.
    Salve IROKO
    ERÔ
    BENÇÃO A MÃE CIDÁLIA
    JAIME discipulo

  13. HUMBERTO CARVALHO  Says:

    Com o desaparecimento da Enciclopédia do candomblé, o grande legado do povo antigo do santo vem se acabando,após grandes percas como Olga de Alakêto, a Ia Nitinha, vem terminando um grande ciclo dos verdadeiros cultuadores do culto Afro, com isso nossa historia vai ficando cada vez mais POBRE.
    Lamentamos profundamente esta grande perca, mais reconhecemos o quanto fora grandiosa para nossa seita.
    descansa em PAZ Ebami Cidália.

  14. jose paulo  Says:

    Parabéns pelas suas palavras pois sou OGAN de EBOMI CIDALIA, E sei o que você está falando pois só quem já presenciou sabe. Tenho certeza que ela onde esteja ( NUM PÉ de IROKO)vai ficar feliz com suas palavras pois ela era muito vaidosa. Um grande abraço

  15. marcia pimentel  Says:

    perdemos mais um mebro do Candomblé ebomi cidalia conhecida pelo seu orixa IROKO, q deus der a vc o descanco etermo.

    todos nós do candomblé estao muito triste.

  16. Márcia Leivas  Says:

    Faço minha as palavras de Daniel Veloso, assim como a sinceridades dos sentimentos contidos aí. Solidariedade e força à família e aos amigos.
    Márcia.

  17. Gilmar hughes  Says:

    Em 2007 eu a conheci pessoalmente lá na Bahia, fui ao gantois em virtude das homenagens de sango de meu falecido avô de santo Waldomiro Baiano.
    mulher de fibra, educada, amiga, gentil ao extremo uma LADY. que Olorum e oyá a ponham em um bom lugar pois com certeza esta mulher merece.
    Gilmar Hughes.
    gilmar_nkt@hotmail.com

  18. Dofono Johnny  Says:

    Estamos vivendo um momento do culto aos òrìsás onde grandes sacerdotes partem e deixam em nossos corações um grande vazio, que neste momento possamos mesmo com nossos corações triste lembrar do esforço que todos fizeram para que nosso culto permaneça forte ainda nos dias de hoje.

    Johnny (Dofono D´Oxumarê)

  19. Wilson T"Ogun  Says:

    Orun está em festa,pois retorna ao seu seio uma filha querida, Mãe Cidália, tenho a certeza que aqui ela cumpriu o seu destino. Que Olodùmare a receba com carinho.

  20. MAURICIO DE ODE  Says:

    MORRE MAIS UMA SABEDORIA DO AXE DESCANSE EM PAZ EBOME MEUS SENTINMENTOS .

  21. Bábà Olúdàré  Says:

    O Candomblé de Campinas SP. acordou triste com a perda da nossa estimada Egbon mi Cidália.
    Queremos apenas compartilhar um abraço e dixar aqui os nossos mais sinceros sentimentos de pesares.

    Bábà Olúdàré

  22. Cícero Moreira  Says:

    Nossa Matriarca, irá deixar muitas saudades, seus ensinamentos, seu carinho, seu afeto, mais Olorun sabe o que fez, levou a carne mais o espirito dela ira estar conosco e estará em nossos corações todo Etomim Euá e o Ofélélé sentiras saudades das suas rizadas, das suas reuniões e palestrar, mais enfim Adeus Yá Eró a sua benção Mãe Cidália.
    Adupé por tudo que aprendi contigo.

    Cícero Neto (Dofono de Osala)

  23. Pr Fernando Carneiro  Says:

    Que Deus (Olorum) receba Mãe Cidália e que seus ensinamentos terrenos sejam retransmitidos por todos aqueles e aquelas que tiveram a oportunidade de beber de sua fonte de sabedoria. Quando morre um ancião na Mãe África dizem que se vai para outra dimensão, uma biblioteca. Digo a mesma coisa neste momento, Mãe Cidália com todo o seu conhecimento dos mistérios do Axé e dos Orixás foi como uma biblioteca que agora existirá no ori dos que ficaram.
    Amém e Axé!
    Pr Fernando Carneiro (Igreja Evangélica Antioquia e NEAFRO (Nucleo de Estudo das Religiões de Matriz Africana e Indígena)

  24. Cícero Moreira  Says:

    Sentirei muito a sua falta minha mãe Cidalia!

  25. axé lagos  Says:

    é com muita tristeza que perdemos nossa maé cidalia de ty iroko sseu filho de santo e netos do axé estamos muito triste de perdermos nossa grande maé que em vida se dedicou com muita fé sua tragetoria de axé onde nos ensinou o segredo de nossos orixas que olorun receba com braços abertos para sua ansestralidades que orisá roko possa encaminhar para orun em benção orisa nila axé de todos que ficão em ordem para sempre nos lembrar

  26. Luiz Sant´Anna  Says:

    Hoje ficamos mais triste pela perda material da Ebomi Cidália, entretanto felizes por ela demostrar através da fé a força do axé, a energia vital. Que os orixás abençoe a todos nós por termos convivo com ela.

  27. IlêAxéOyá Egunyta  Says:

    É com enorme pezar qie nós do terriro do Ilê Axé Oyá Egunyta (Ialorisá Mãe Jane de Oyá) da Cidade Tabajara – Olinda/PE, deixamos nossas sinceras condolências a sua família e tbem ao povo do Axé. Mais com a certeza de um legado de sabedoria e ensinamentos. Axé

  28. mae railda d osun  Says:

    GRANDE PERDA……………..;A SABEDORIA A HUMILDADE O EXEMPLO DE MULHER BRASIL ESTA DE LUTO O ORUN SE PREPAROU JUNTOS COM AS OUTRAS EGBOMIS PARA TE ESPERAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! LUTO

Deixe seu comentário