Ministro do Senegal recebe título de cidadão de Salvador

postado por Cleidiana Ramos @ 2:25 PM
11 de agosto de 2009
Amadou Lamine Faye vai se tornar cidadão de Salvador.  Fernando Amorim|AG. A TARDE

Amadou Lamine Faye vai se tornar cidadão de Salvador. Fernando Amorim|AG. A TARDE

Amanhã, o ministro da Diáspora do Senegal, Amadou Lamine Faye, vai receber o título de cidadão de Salvador. O ministro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, participa da solenidade a partir das 19 horas na Câmara Municipal em um dia especial: a data em que aconteceu a Revolta dos Búzios, movimento também conhecido como Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates. 

A Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798 em Salvador, defendeu bandeiras como o fim da escravidão e a instalação da República. Os líderes Manoel Faustino dos Santos, João de Deus do Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas, todos negros, estão entre os principais ativistas do movimento.

Autora do projeto para concessão do título, a vereadora Olívia Santana (PCdoB), destaca a importância dos laços entre  Senegal e Brasil.

“Levas de senegaleses foram trazidos para o Brasil, principalmente para Salvador. A nossa intenção é fazer esse  irmanamento entre a capital baiana e a Ilha de Goré, no Senegal,  e assim garantir que políticas de relações comerciais, culturais e educacionais possam acontecer entre as duas cidades, com impactos positivos para ambas”, disse.

O novo cidadão soteropolitano, Lamine Faye, é jornalista e escritor. Como ministro ele atua na assessoria para elaboração de políticas do governo senegalês para uma melhor integração com países da diáspora, caso do Brasil.  

Além das suas atividades políticas, Faye lançou a revista bilingue- que circula também em Salvador- Destin de L´Afrique (Destino da África)-, que tratou do Carnaval e de outra manifestações de matriz africana na Bahia. Ele também realizou um documentário sobre a capital da Bahia e o Colóquio da Unegro, realizado aqui no ano passado em comemoração aos seus 20 anos.

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário