Irmandade dos Pretos celebra Nossa Senhora do Rosário

postado por Cleidiana Ramos @ 11:40 AM
22 de outubro de 2010

Irmandade do Rosário dos Pretos festeja sua padoreira. Foto: Claudionor Júnior| Ag. A TARDE

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos já está celebrando a sua padroeira, mas o ponto alto será neste domingo com a missa, seguida de procissão, às 10 horas.

É bom lembrar que a missa acontecerá na Igreja do Carmo, pois a que pertence à irmandade, na Ladeira do Pelourinho, está em reforma.

Na segunda-feira acontecerá a missa em homenagenagem aos antepassados às 9 horas. A missa de terça-feira, às 18 horas, encerra os festejos.

A irmandade que está comemorando 325 anos tem uma belíssima história de resistência. Formada originalmente por escravos vindos da região onde hoje estão Angola e Congo, a associação cumpria fins que hoje podem ser definidos como previdênciários, pois garantia pensão para os familiares dos seus associados em caso de morte ou invalidez. Além disso tinha um fundo pecuniário para compras de aforria.

Uma outra das muitas histórias interessantes sobre a irmandade: eles servem durante o aniversário um bacalhau com toucinho. O costume é resultado do escudo que  representantes da irmandade usaram contra acusações perigosas, e que poderiam levar à morte ou deportação, de que teriam acobertado os participantes da Revolta dos Malês em 1835. A ideia era mostrar, ao comer porco, que não eram islâmicos.

Tags: , , ,

6 Respostas to “Irmandade dos Pretos celebra Nossa Senhora do Rosário”

  1. Pilar Ojeda  Says:

    Eu vivo em Argentina mais eu naci em Perú – Lima. Felicitaçoes por lembrar suas histórias e suas costumes e sobetodo celebrar a sua padroeira Nossa Senhora do Rosario.

  2. Lafayette  Says:

    Meus respeitos e minha admiração infinita.

  3. Bernadette  Says:

    Esta Irmandade pode ser considerada como parte da historia deste estado. Quem não conhece esta igreja? Eu desde muito pequena admiro e respeito muito . Neste anos todos ela manteve-se fazendo parte da historia da Bahia e ate do Brasil. Foi formada por negros escravos que vieram da Africa . Admiravel construção do seculo passado onde teve a mão daquele homem que era rejeitado pela sociedade branca mas que tão bem deixou atodos os brasileiros e por que não dizer ao estrangeiro que vem conhecer este grande museu a ceu aberto que o Pelourinho. Parabens povo baiano por dar a todos um dos maiores marcos de nossa historia

  4. Artur  Says:

    Salve a Excelsia Padroeira N.Sra. do Rosário da Irmandandade dos Homens Pretos da Porta do Carmo, Ela que intercedeu e intercede por todos e de modo especial pelos negros que tanto sofreram pelo jugo da escravidão e hoje sofrem pelas injustiças socias.

  5. Luisa Rosário  Says:

    Como viver sem a celebração das memórias.Axé!

  6. Patrícia Bernardes  Says:

    Cleidiana..Tudo bem?!
    Foi LINDA a Celebração neste domingo…
    Tambor da Justiça…Bíblia e Negritude unidos e reunidos numa Festa de 325 anos de História.
    Jaime Sodré e outros amigos…fizeram da festa um momento ainda mais RICO CULTURALMENTE!.
    Axé de Paz a Todos…
    Paty Bernardes

Deixe seu comentário