IMA reúne o clero negro

postado por Cleidiana Ramos @ 12:35 PM
27 de julho de 2010

Dom Gílio é um dos poucos bispos negros no Brasil. Foto: Luciano da Matta| Ag A TARDE| 28.08. 2003

Leitor assíduo do Mundo Afro, o frei Róger, manda uma notícia mais do que interessante: na bela São João del Rei, Minas Gerais, começou ontem e vai até a próxima sexta-feira a 22ª Assembleia Nacional do Instituto Mariama (IMA).

O IMA é uma associação formada por bispos, padres e diáconos negros da Igreja Católica. Os religiosos estão debatendo a autoria afro-brasileira na arte sacra em Minas Gerais, além do ano sacerdotal para o presbítero negro na Igreja, vocação e a realidade da juventude.

A presença de sacerdotes negros na Igreja Católica ainda é pequena em relação à realidade brasileira. Não tenho dados atuais, mas, em 2005, no Brasil, existiam apenas 10 bispos que se autoafirmavam como negros. Entre os cardeais brasileiros não existe nenhum afrodescendente.

Aliás, no mundo inteiro só existe um negro entre os cardeais: trata-se do nigeriano Francis Arinze. Tido na categoria dos conservadores foi prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de 2002 a 2008. Os católicos fiquem à vontade para corrigir se estas informações estiverem desatualizadas.

Instituições como o IMA foram fundamentais para melhorar o posiconamento da Igreja Católica em questões como o combate à racismo. No Brasil, em 1988 a Campanha da Fraternidade enfocou os desafios postos para a população negra, além de ter sido fundada a Pastoral Afro.

Na esfera do diálogo interreligioso estas instituições são fundamentais para melhorar  a conversa  entre os católicos e as religiões de matriz africana a ponto de raramente se ouvir falar de algum tipo de conflito entre estes dois credos.

Também está na CNBB o processo de formação de um departamento específico para o diálogo com as religiões de matriz africana, assim como já existe o que cuida desta esfera junto a outros credos cristãos, postura chamada de ecumenismo.

Portanto, parabéns ao IMA por mais essa inciativa e ficamos aqui na torcida para que Salvador vire sede de uma outra reunião nesta linha.

Tags: , , , , , , ,

Deixe seu comentário