II Promoção Cultural do Mundo Afro

postado por Cleidiana Ramos @ 8:39 AM
22 de fevereiro de 2010

Promoção do Mundo Afro faz homenagem aos sacerdotes músicos do candomblé. Foto: Xando Pereira| AG. A TARDE

Como havia prometido, temos uma nova promoção cultural no Mundo Afro. O brinde, mais uma vez, está sendo oferecido pelo professor Jaime Sodré que ficou animadíssimo com os resultados da anterior. Depois da literatura, vamos agora privilegiar a música religiosa, afinal um dos mais importantes elementos do candomblé é o canto.

São os sacerdotes músicos – alabê (nação ketu), huntó (nação jeje) e xicarangoma (nação angola)- que conhecem os cantos capazes de levarem as divindades a dançar. É uma beleza vê-los em atividade não só por meio da canção, mas também dos toques.

Vale ressaltar que é uma atividade cujo conhecimento é repassado oralmente de geração a geração. Além disso, embora seja de uma determinada nação, o sacerdote, normalmente, também domina conhecimento sobre os toques das demais.

Vamos então às explicações sobre a promoção: os concorrentes devem enviar o nome de três sacerdotes músicos de um terreiro de candomblé baiano e as respectivas idades. Mais atenção: os três devem pertencer ao mesmo terreiro. O nome da Casa, endereço, nação e identificação da sua liderança também devem constar na resposta.

As duas indicações com as idades que somarem o maior número de pontos ganham o CD intitulado Música Sacra do Candomblé e Tributo à Ancestralidade-Cortejo do Presente de Yemanjá- Ilha de Itaparica, Bahia. A produção é de Jaime Sodré, que é xicarangoma, e Carlos Maguary.

Vocês podem enviar as respostas até a próxima sexta-feira, dia 26. Devem também acrescentar o nome e endereço completo. Não se preocupem que estas informações não serão publicadas. Elas servem apenas para o envio dos brindes. Aguardo os resultados que serão também uma homenagem a estes sacerdotes.

Tags: , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “II Promoção Cultural do Mundo Afro”

  1. Róger  Says:

    Querida Clediana,
    paz e bem. Estava sentido a sua falta. Como sabe eu acesso diariamente este blog. Para mim além de ser um instrumento de informação e cultura, é uma grande escola.
    Fiquei interessado nos cds da promoção. Gostaria de saber como posso adquirir, pois não os encontrei na internet. Agradeço a atenção.
    Abraço Fr. Róger – São Paulo

  2. Cleidiana Ramos  Says:

    Caro frei Róger. Obrigada pela atenção. Infelizmente, os Cds não estão disponíveis para venda, pois foram feitos numa tiragem limitada. Mas vou repasar para o professor Jaime Sodré, a informação de que talvez seja interessante pensar em um meio de distribuição maior. Abraços, Cleidiana.

Deixe seu comentário