Hora de reverenciar a beleza da infância

postado por Cleidiana Ramos @ 5:34 PM
26 de setembro de 2011

Amanhã é dia de festejar São Cosme e São Damião. Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE| 26.09.2005

Amanhã é dia de festa para São Cosme e  São Damião. Na Bahia, o culto aos santos católicos encontrou a festa para os ibejis, que representam a infância divinizada no candomblé.

Daí que mesmo que a biografia dos santos católicos não confirme se realmente eram gêmeos e os aponte como adultos, no imaginário popular eles assumiram as características dos orixás meninos.

Portanto, amanhã é dia de comida farta aos pés de Cosme e Damião: caruru, vatapá, pipoca, rapadura, milho, arroz, galinha de xinxim, feijão fradinho, feijão preto, cana e outras iguarias, além de doces, muitos doces.

Sempre recordo do antropólogo e professor da Ufba, Ordep Serra que, em sua dissertação de mestrado sobre erês, se ocupou também dos ibejis.

Como aponta o professor Ordep, o caruru é um rito voltado para a purificação, mas feita de forma lúdica. Quem oferece o caruru tem que ficar no centro da roda dos meninos para que eles, depois de comerem, limpem as mãos na roupa do anfitrião que fica purificado das energias negativas.

Sem falar que os meninos comem de mão e podem fazer a algazarra que desejarem. É uma festa para deixar que a criança existente dentro de cada um de nós fique à vontade.

Então é hora de aproveitar e viva o culto tanto aos orixás meninos como aos santos gêmeos nesse ambiente de quem aprendeu a respeitar a riqueza e a beleza da crença do outro.

Tags: , , , , , ,

Deixe seu comentário