Homenagem a Iroko no DPT

postado por Cleidiana Ramos @ 4:43 PM
31 de agosto de 2010

Homenagem a Iroko começa amanhã. Foto: elton Araújo | AG. A TARDE | 01.09.2008

Amanhã, começa a comemoração em homenagem a Iroko que é realizada anualmente no Departamento de Polìcia Técnica (DPT). A homenagem é feita porque na sede do órgão fica uma gameleira, árvore que, no candomblé, é tida como a morada do orixá. A parte religiosa do evento é coordenada pela Ebomi Cidália Soledade, que é consagrada a Iroko.

A programação de amanha será aberta às 14h30, no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues  (IML) pelo diretor do DPT, Raul Barreto Coelho Filho. Em seguida será feita pelo médico Eraldo Moura Costa uma palestra em homenagem a Maria Theresa de Medeiros Pacheco, médica legista falecida em maio deste ano. Maria Theresa foi responsável pelo início da comemoração em honra a Iroko quando dirigia o DPT.

Em seguida o doutor em História Ubiratan Castro de Araújo vai falar sobre a relação entre as árvores e o candomblé, seguido pela professora Arani Santana que enfocará o papel da mulher na religião afro-brasileira.

Na quinta-feira, a partir das 9 horas, haverá a cerimônia aos pés de Iroko, coordenada pela Ebomi Cidália. Vale lembrar que o traje é branco.

Tags: , , , , , , , ,

4 Respostas to “Homenagem a Iroko no DPT”

  1. Marcio Alves Couto  Says:

    Olá Cleidiana, o trabalho não esta deixando que eu participe diariamente aqui no Mundo Afro. Mas nesta oportunidade deixo um abraço a todos; aproveitem as comemorações, Iroko é um Orisa pouco conhecido no Brasil, mas muito respeitado na Africa.

  2. Cleidiana Ramos  Says:

    Valeu Marcos. Obrigada.

  3. PATRICIA PINHEIRO  Says:

    CARÍSSIMA CLEIDIANA

    MAS UMA VEZ TENHO A HONRA DE CONVIDÁ-LA PARA A FESTA DE OXALÁ, QUE SE REALIZARÁ, NO DIA 07/09/2010, Á PARTIR DAS 18:00HS, NA SEDE DO MANSO DANDALUNDA COCUAZENZA, PRESIDIDA PELA NENGUÁ TALAQUÉ, DE OXAGUIÃ.

    CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

  4. Cleidiana Ramos  Says:

    Valeu Patricia. Abraços.

Deixe seu comentário