Gisele Santos é a nova Deusa do Ébano

postado por Cleidiana Ramos @ 10:43 AM
18 de janeiro de 2010
Gisele posando como representação de Oxum em uma série feita por A TARDE. Foto: Xando Pereira | AG. A TARDE

Gisele posando como representação de Oxum em uma série feita por A TARDE. Foto: Xando Pereira | AG. A TARDE

O Ilê Aiyê já tem a sua Deusa do Ébano 2010. Trata-se de Gisele da Silva Santos, 22 anos.

Gisele é filha-de-santo do terreiro Ilê Axé Yá Delmin, localizado em Dias D´Ávila, e consagrada ao orixá Obá.

Estudante de Teatro da Ufba, esta foi a terceira vez que ela concorreu ao título. “Já estava na hora”, comemora Gisele. A paixão pelo Ilê é de família, segundo a nova rainha do bloco. “Eu aprendi com meu pai sobre a importância do Ilê e o seu exemplo de resistência em defesa da cultura negra “, acrescenta.

Gisele afirma que o coração acelera quando se recorda do momento em que foi anunciada como a nova Deusa do Ébano. “A emoção é grande por conta de toda esta história que o Ilê Aiyê carrega com ele”, diz.

A primeira vez em que disputou o título foi em 2007. No mesmo ano, ela posou para uma imagem da série de reportagens de A TARDE intitulada O Mar de Iemanjá.

A ideia da matéria foi mostrar  os orixás Iemanjá e Oxum mais próximas da representação africana, diferente do que aparece em quadros famosos, onde elas são retratadas com traços europeus.

Para a produção da reportagem, A TARDE teve o apoio da ong Omi Dudu que selecionou as duas meninas. Gisele posou de Oxum e Paula Bonfim de Iemanjá. Em 2008, ela voltou a disputar o posto, mas ficou em segundo lugar. 

Todos os detalhes da Noite da Beleza Negra, festa em que o Ilê escolhe sua rainha está na matéria publicada na edição de hoje do Caderno 2+, assinada pela repórter Tatiana Mendonça.

Deixe seu comentário