Gana inaugura vitórias africanas

postado por Cleidiana Ramos @ 1:15 PM
13 de junho de 2010

Gana foi a primeira equipe do continente anfitrião a vencer uma partida na Copa 2010. Foto: AFP

Pronto! Veio a primeira vitória de uma equipe do continente africano, anfitrião desta edição da Copa do Mundo: Gana venceu a equpe da Sérvia, num jogo que só esquentou mesmo a partir dos 15 minutos do segundo tempo. O gol foi de Gyan, num penâlti muito bem batido.

A equipe ganesa é boa. Tá bem armada e tem um nível técnico razoável. Mas confesso que fiquei na dúvida se ela é melhor do que a da África do Sul, pois a Sérvia não jogou o que se esperava dela e o time mexicano que enfrentou os sul -africanos é bem interessante.

O time de Gana joga bem na defesa, característica também da Sérvia, o que fez o primeiro tempo ser bem modorrento. Esta tem sido uma das características de quase todas as equipes de futebol do mundo, o que faz as partidas perderem o brilho de outros tempos. Todo mundo arma os times com jogadores de meio campo mais especialistas em dar combate do que armar jogadas, o que torna os jogos truncados.

Mas em Copa do Mundo, um torneio bem curto ninguém quer se arriscar daí esses resultados bem magros. Até agora só a Coréia do Sul venceu uma partida por mais de um gol (2X0 em cima da Grécia).

A outra equipe africana a entrar em campo hoje foi a Argélia que perdeu para a Eslovênia por 1X0 com o segundo frango da competição. A coisa não anda boa para os goleiros. O da Argélia tomou o seu penoso logo após o mais famoso até agora desta copa: o do goleiro Green, da Inglaterra no empate ontem com os Estados Unidos.

Curioso que eles ainda não botaram a culpa na jabulani. Parece que a bola foi finalmente absolvida.

Amanhã tem mais seleções africanas em campo, cujas torcidas são bem organizadas e fortes em Salvador: Camarões enfrenta o Japão a partir das 11 horas. Os bares do Pelourinho costumam sediar as concentrações para torcer pelas equipes africanas, um hábito mais do que compreensível na mais negra cidade brasileira.

Tags: , , , , , ,

Uma Resposta to “Gana inaugura vitórias africanas”

  1. daniel  Says:

    Torço para que a copa na África do Sul dê certo em termos de organização e resultados positivos para aquele país. Mas hoje, observando a escolha das musas da Copa pela Folha de São Paulo, só me deparo com louras. O viés de nossa mídia é um reflexo do nosso preconceito. Até na África, a seleção é rigorosa.

Deixe seu comentário