![ialorixas] Imagem faz parte da exposição. Foto: Alberto Lima| Divulgação](http://mundoafro.atarde.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/12/ialorixas.jpg)
Imagem faz parte da exposição. Foto: Alberto Lima| Divulgação
Amanhã, na Biblioteca dos Barris, acontece o lançamento da mostra fotográfica Yalorixás no Século XXI. As imagens são de autoria do fotógrafo Alberto Lima.
A exposição está sendo promovida pelo Núcleo Omi-Dùdú em parceria com a Sepromi. As fotografias fazem parte de um calendário que será distribuído gratuitamente.
A mostra ficará até o dia 31 e engloba outras atividades como debates e palestras sobre as religiões de matriz africana, reinaguração da Sala Luiz Orlando, mostra de filmes, desfile de moda afro, dentre outras.
Tags: Alberto Lima, candomblé, ialorixás, Omi-Dùdú, Sepromi
fevereiro 6th, 2010 at 16:39
Olá pessoal do SEPROMI,
Faço parte da Instituição Filântrópica Ilê Axé Odara e gostarai de saber se há possibilidade de fazer uma exposição de fotos com baianas e yalorixás Itabunenses?
Por favor se houver respondam a este e-mail!
Grata,
Rosana Santos de Santana
fevereiro 8th, 2010 at 8:37
Rosana: Talvez o melhor é você entrar em contato com a Sepromi por meio do telefone: 71- 3115-5113
fevereiro 8th, 2010 at 11:20
gostaria de saber onde posso encontrar informaçoes sobre a entidade iansa bamborucema.
abraçaos
fevereiro 9th, 2010 at 7:13
Rosane: Iansã é um orixá, nome que se dá às divindades do candomblé de nação ketu, que tem o domínio dos ventos, fogo, raio e tempestades. Já Bamburecema é um inquice, termo para definir as divindades cultuadas no candomblé de nação angola, que tem caracerísticas semelhantes às de Iansã. Para saber mais sobre os orixás tem o livro “Orixás”, de Pierre Verger. Já para saber mais sobre os inquices, o ideal é você conversar com um sacerdote de um terreiro de nação angola. Abraços, Cleidiana.
fevereiro 10th, 2010 at 13:39
Ola Cleidiana,Tudo bem?
Estou tendo contato com o mundo afro agora! Sou prof. de história da rede pública do Estado do Paraná. Antes de mais nada Parabéns pela iniciativa!!
não consigo acessar os textos só os resumos das páginas como faço?????
Por ex. queria encontrar o texto do Jaime Sodré….
Outra coisa gostaria de fazer um trabalho na escola sobre as “cores da Àfrica”…alguma coisa como uma exposição de fotos, roupas, tecidos… etc. o intuito é mostrar a diversidade e a beleza deste continente.
Por um acaso possui alguma sugestão! gostaria de ajuda!
Aguardo contato
fevereiro 11th, 2010 at 7:34
Cara Rosi: o ideal é você acessar diretamente o endereço do blog: http://mundoafro.atarde.com.br. A partir daí na coluna da direita tem a seção Categorias. Na de Educação você encontra todos estes temas, inclusive a série Educaxé, elaborada pelo professor Jaime Sodré e que, logo após o Carnval, terá mais um capítulo, inclusive sobre a África. Para ter acesso aos textos,além do resumo, é só clicar no título de cada um deles. Outro caminho para acessar o Mundo Afro é pelo site http://www.atarde.com.br. Na barra superior você encontra blogs. É só clicar que aparece a lista, inclusive de outros hospedados no portal, além do Mundo Afro. Abraços e continue conosco. Cleidiana Ramos.