Exibição de fotos no Ceao

postado por Cleidiana Ramos @ 1:21 PM
19 de junho de 2009
A foto retrata a purificação de ferramentas que serão utilizadas para o corte de árvores sagradas na Casa Branca. Foto: Arquivo A TARDE

A fotografia retrata a purificação de ferramentas utilizadas para a poda de árvores sagradas na Casa Branca. Foto: Arquivo A TARDE

Peço licença aqui para legislar em causa própria, mas é por um bom motivo: no próximo dia 6 estarei apresentando uma coleção de 50  fotos que fazem parte da minha pesquisa de  mestrado. Elas pertencem a um conjunto de 1432 imagens que abordam aspectos das religiões afro-brasileiras no acervo documental do jornal A TARDE. 

A exibição será no Ceao, das 16 às 18 horas. O meu objetivo e do meu orientador, professor Claudio Luiz Pereira, é reunir membros dos terreiros de candomblé e umbanda, repórteres fotográficos de A TARDE e demais interessados.

Isto porque o maior obstáculo que encontrei no processo de pesquisa é que em uma boa parte dos registros não há identificação dos seus autores ou dos personagens retratados. O crédito das fotografias nas páginas do jornal só passou a ser rotina a partir da década de 1980. Antes, ele só acontecia em situações muito especiais.

Como já estou finalizando a dissertação e estou numa correria danada- trabalhar muito e estudar muito ao mesmo tempo é fogo!-  imaginamos que uma exibição coletiva ajuda e muito. Sou aluna do mestrado, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Ufba (Pos Afro).

O interessante do meu estudo é que ele traz uma abordagem de como o candomblé e a umbanda, principalmente, foram representados pelo fotojornalismo.

As fotos em sua maioria são das décadas de 70 e 80, mas tem também registros dos anos 50, 60, 90 e 2000. Posso garantir para vocês que tem algumas raridades e sofri muito para fazer esta seleção diante da riqueza do material,  mas não vou entrar em detalhes para não estragar as expectativas.

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “Exibição de fotos no Ceao”

  1. Lucília  Says:

    Você é uma figura que sempre surpreende, Cleidiana. Dá gosto acompanhar o seu trabalho. Sucesso!!!! Beijão!

  2. Cleidiana Ramos  Says:

    Valeu Lucília!

Deixe seu comentário