Educaxé- Bogum Parte V

postado por Cleidiana Ramos @ 2:00 PM
16 de julho de 2009
Comunidade do Bogum reunida durante visita do ator Danny Gloover em 2003. Foto: Fernando Vivas

Comunidade do Bogum reunida durante visita do ator Danny Gloover em 2003. Foto: Fernando Vivas

 

Respeito e Admiração

As autoridades religiosas do Bogum gozam do respeito da comunidade do povo-de-santo. São citados em reconhecimento os nomes das Donés Emiliana, Ruinhó, Nicinha e Índia, inclui-se a Deré Romaninha de Pó, ekede Santa e os huntós ou ogãs Manoel da Silva, Romão, Amâncio de Melo, Edvaldo, Duarte, Lídio, Sargento Celestino, Gilberto Roque, Antonio Jorge, Jackson, Ailton, Luizinho, Tico, dentre muitos outros.

As suas festas são freqüentadas por centenas e centenas de amigos, simpatizantes e admiradores. O Bogum convive harmoniosamente com os templos vizinhos, a exemplo do Ilê Obá do Cobre, Tanuri Junçara, Casa Branca, Odé Mirim, Unzó Oquinin Bamborucema, Terreiro de Oxumaré, Terreiro do Gantois e outros distantes, incluindo os localizados em outros Estados em especial os do Maranhão (também reduto jeje) e os do Rio de Janeiro. Do ponto de vista internacional existem laços com o Benim e Haiti.

Citada em inúmeras obras, a comunidade jeje do Bogum recebe um bom conceito por suas práticas litúrgicas na etnografia dos cultos afro-brasileiros.

O Zoogodô Bogum Malê Rundó resiste ao tempo e aos desafios através do empenho da Nandoji Índia na manutenção das regras que sempre caracterizaram o povo do Bogum, educando os seus fiéis com valores elevados da sua história e digna resistência.

É um trabalho que necessita do empenho dos seus filhos para a perpetuação da Casa como símbolo de referência da comunidade religiosa afro-brasileira. Com a força dos voduns, apesar dos problemas, decorrentes da condição humana, assim será.

Bibliografia de apoio:
 

Lendas Africanas dos Orixás -Pierre Fatumbi Verger
Orixás- Pierre Fatumbi Verger
Olóòrìsà – Escritos sobre a religião dos orixás- Vários autores
Candomblés da Bahia- Édison Carneiro
Ancestralidade Afro-Brasileira o Culto de Babá Egum- Júlio Braga
A refuge in thunder candomblé andalternative spaces of blackness- Rachel E. Harding
Candomblé – Religião e Resistência Cultural- Raul Lody
O candomblé da Bahia- Roger Bastide
Os orixás – na vida dos que neles acreditam- Maria de Lourdes Siqueira
As Américas Negras-  Roger Bastide

Tags: , , , , ,

Deixe seu comentário