Educadores lançam vídeo sobre Lei 10.639/03

postado por Cleidiana Ramos @ 12:07 PM
29 de abril de 2009
Estréia será amanhã na Sala Walter da Silveira. Foto: Divulgação

Estréia será amanhã na Sala Walter da Silveira. Foto: Divulgação

Amanhã, 30, com sessões às 16 e às 20 horas, estréia, o documentário Práticas Pedagógicas: a diversidade cultural na sala de aula. As exibições acontecerão na Sala Walter da Silveira, localizada no prédio da Biblioteca Pública, Barris. A entrada é gratuita.

    
O documentário foi produzido por educadores da Coordenadoria Regional da Liberdade, com a coordenação da educadora Jô Bahia.  O roteiro e a direção ficaram com o professor Bruno D´Almeida.

O vídeo aborda ações para a aplicação da Lei 10.639/03 que estabelece o ensino de História da África e Cultura Afro- Brasileira nas escolas do País. No ano passado a Lei foi modificada pela 11.645  que incluiu também a obrigatoriedade do ensino da  cultura indígena.

A Coordenadoria da Liberdade engloba 30 escolas municipais e a região é conhecida como a de maior concentração da população negra de Salvador. É também uma das mais efervescentes culturalmente, afinal é o endereço de instituições como o Ilê Aiyê.

       
A escola Mãe Hilda, mantida pelo Ilê, é uma das pioneiras na cidade na inclusão de práticas estabelecidas pela Lei. O vídeo aborda a atuação de professores, como Niclécia Gama, da Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo, que por meio de uma atividade sobre as Casas Ndebeles africanas, trabalhou conteúdos de língua portuguesa, geometria, geografia e história com seus alunos.

 
“Ao todo, neste documentário, doze professores realizam atividades para seus educandos, mostrando que o ensino da cultura afro não se limita a atividades festivas, que são muito importantes, mas também em todas as áreas de estudo, habilidades e competências do currículo escolar”, afirma a educadora Jô Bahia.

Segundo Jô Bahia, nenhuma das atividades foi feita exclusivamente para o vídeo.“Tudo foi feito no decorrer do ano letivo, durante o planejamento pedagógico dos professores e da escola, e recuperado para a produção audiovisual”. A experiência animou a equipe. O diretor Bruno D´Almeida conta que já estão em andamento novos projetos.

 
“Este é o primeiro documentário do Núcleo de Produção Audiovisual, que funciona atualmente na CRE Liberdade e já estamos nos preparando para produzir um novo documentário, intitulado Contadores de histórias, mais uma vez com a participação central de professores e educandos da rede escolar”.

Tags: , , , , , , ,

7 Respostas to “Educadores lançam vídeo sobre Lei 10.639/03”

  1. viviane  Says:

    Como posso ter acessso a esse documentario???
    Pelotas RS

  2. Cleidiana Ramos  Says:

    Cara Viviane: até onde pude apurar o espaço de apresentação do vídeo foi mesmo aquele noticiado aqui no blog. Estou atenta e qundo tiver qualquer novidade sobre disponibilização ampla informo por aqui. Abraços, Cleidiana.

  3. Helen  Says:

    Estou muito interessada em ter acesso ao material organizado por vocês.
    Como devo proceder????

  4. Cleidiana Ramos  Says:

    Helen: até onde sei o material ainda não está disponível para distribuição.

  5. vera bemvenuti  Says:

    Tenho interesse tambem no material que vcs produziram. Aguardo a divulgação do lançamento. Obrigado Vera

  6. JUCILENE FERREIRA PINHEIRO  Says:

    QUERO TAMBÉM RECEBER INFORMAÇÃES SOBRE O DOCUMENTÁRIO, SERÁ DE GRANDE IMPORTÃNCIA PARA O MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. FICO AGRADECIDA, SE PUDER ME AJUDAR.

  7. vander  Says:

    Sou educador aqui em Dourados, Mato Grosso do Sul, e também quero saber como ter acesso a esse vídeo, onde adquiri-lo?

Deixe seu comentário