Ê, Camará!

postado por Cleidiana Ramos @ 6:53 PM
19 de novembro de 2010

Capoeira é tema de caderno especial de A TARDE. Foto: Gildo Llima| Ag. A TARDE

Com muita correria, mas uma dedicação que faz mágica, aprontamos a 8ª edição do caderno da Consciência Negra que sai amanhã encartado no jornal A TARDE. Dessa vez fomos beber na bela fonte da capoeira.

Denominado Ê Camará! o especial passeia pela faceta inclusiva da capoeira, sua história de resistência e luta para vencer a marginalização e o encanto que lançou sobre as várias linguagens artíticas. O nosso destaque é para os mestres Bimba e Pastinha que, ao decodficarem os movimentos, criaram as duas grandes escolas: regional e angola, respectivamente. A relação próxima entre candomblé e capoeira, os intrumentos que formam sua orquestra, a chegada das mulheres, a batalha para conservar a forma tradicional de transmitir conhecimento e toda a riqueza simbólica de um jogo também estão contemplados.

Além disso, o caderno traz dicas de como usar as reportagens em sala de aula, o que configura um reforço para a aplicação da Lei 11.645/08, nova identifcação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira. A modificação foi para incluir também o ensino de História e Cultura Indígenas.

Cada página do especial traz dicas de livros, filmes, mas também de artigos que serão publicados aqui no Mundo Afro para enriquecer a discussão sobre o tema.

Já como aperitivo vão abaixo o destaque para personagens que prestam um grande serviço para a expansão da capoeira, uma criação brasileira que já ultrapassou as fronteiras nacionais. Os textos têm a colaboração de Meire Oliveira.

Fiquem atentos pois no Portal A TARDE On Line e em A TARDE TV tem também cobertura especial amanhã.

 

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Ê, Camará!”

  1. Revista Muito » Blog Archive » Grandes Mestres  Says:

    [...] postado por Tatiana Mendonça @ 9:47 AM 20 de novembro de 2010 Hoje o A TARDE publica mais um  caderno especial em comemoração ao dia da Consciência Negra. O tema deste ano é capoeira. Não percam o ótimo [...]

  2. daniel portela  Says:

    a capoeira é uma arte deslumbrante e que deveria estar não só na capa como no coração de todos os brasileiros como diz um trecho de uma música.

    tá no sangue da raça brasileira,
    capoeira, é a nossa cor.

  3. Paulinho PeleZinho  Says:

    Capoeira está dentro de cada um que se permite a aproximação dessa maneira de viver.

Deixe seu comentário