Diego Maurício é vítima de racismo no jogo histórico

postado por Cleidiana Ramos @ 5:47 PM
29 de julho de 2011

Diego Maurício foi alvo de insultos racistas. Foto: Fábio Borges/VIPCOMM

Claro que o jogo entre Flamengo e Santos, com vitória para minha alegria do primeiro, depois de uma virada histórica, vai render assunto para muito tempo. Para quem gosta de futebol, com certeza, não é exagero dizer que foi a melhor partida do Campeonato Brasileiro nesta primeira decáda de Secúlo XXI. Mas o que pouca gente tá falando é do episódio de racismo que ofuscou o espetáculo.

Diego Maurício, o jovem atacante do Flamengo, foi insultado de forma racista, por torcedores do Santos enquanto se aquecia. A informação foi passada por um repórter da Globo, durante a transmissão, de quem, infelizmente, não registrei o nome. O tom de voz do repórter expressava sua revolta e ele reiterou várias vezes que eram coisas muito pesadas e desagradáveis, embora não as repetisse.

Ontem o jogador deu uma declaração dizendo que foi xingado de “macaco”. Recentemente, o mesmo Diego Maurício sofreu ofensas racistas quando defendia a Seleção BrasileiraSeleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20, em Moquegua, no Peru.

Não é possível que a CBF, os clubes e a Justiça Desportiva façam de conta que esse problema não existe.

Tags: , , , , , ,

4 Respostas to “Diego Maurício é vítima de racismo no jogo histórico”

  1. Jose Maria  Says:

    Muito triste. No Brasil isso jamais deveria acontecer. Somos um País de todas as raças.

  2. ODILON GÓES  Says:

    É uma excrecência absurda por conta do racismo desses supostos torcedores criminosos ou quem quer que seja comportarse dessa forma dolosa, com um jovem atleta no início de uma carrera promissora no esporte dos aficcionados torcedores brasileiros.
    Sin embargo, racismo é crime, imprescritivel e infiânçavel,vai de contra a todos os principios da dignidade humana e a honra de qualquer cidadao no mundo. Portanto, aplicase a lei coercitiva para esses pressupostos meliantes criminosos.
    A proposito perguntase as autoridades brasileiras, por onde anda e está a eficácia da lei de nº 12.288, a qual institui o Estatuto da igualdade racial, sancionada pelo governo brasileiro, em 20 de julho de 2010?

  3. Angela Bastos  Says:

    CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS ACIMA.NÃO DEVEMOS ESQUECER TAMBÉM ,QUE MUITOS JOGADORES NEGROS,NÃO SE ASSUMEM E SE DIZEM “MORENO”,COMO FOI DITO PELO FENÔMENO E PELO NEYMAR.A CONSCIENTIZAÇÃO DEVE COMEÇAR PELA PRÓPRIA PESSOA .SÓ ASSIM,ESSA LUTA SERÁ VENCIDA.NO MAIS,CADEIA PARA OS RACISTAS.

  4. coqueiro  Says:

    Lamentável que racismo ou qualquer forma de preconceito aconteça no século 21

Deixe seu comentário