Dia de festa dos meninos

postado por Cleidiana Ramos @ 9:43 AM
27 de setembro de 2010

Hoje tem caruru por toda a Bahia. Foto: Marco Aurélio Martins | Ag. A TARDE.

A segunda-feira que é um dia considerado morno, da volta pachorrenta ao trabalho, amanheceu, hoje, mais colorida.

Isso porque é dia dos santos Cosme e Damião, adultos e médicos para a Igreja Católica, mas que o encontro com o  candomblé os fez ser lembrados como crianças gêmeas, os ibejis,  que gostam de muita comida,  principalmente o prato à base de quiabo, o caruru, e que dá nome a todo o banquete, além de doces, muitos doces.

Enfim, é dia de cantar coisas alegres que tomam até liberdades como jurar que São Cosme “vadeia”, no sentido de curtir: São Cosme mandou fazer/duas “camisinha” azul/no dia da festa dele/São Cosme quer caruru/Vadea cosme, vadea…

Vejam pela letra da canção que tudo é possível. Até abolir o plural cobrado pela chamada língua culta.

Pelas ruas, avenidas e becos da capital baiana e do interior quanta gente não vai abrir a casa para receber convidados e ofertar a eles um delicioso caruru. Pode ser aquele prato recheado de quitutes: caruru, vatapá, arroz, galinha, feijão fradinho, banana da terra, rapadura, cana-de-açúcar, acaçá, pipoca, etc ou o mais econômico como se faz lá na região da minha querida Iaçu: caruru, vatapá, galinha e arroz.

É dia de ouvir as belas ladainhas em honra dos santos para depois vir o delicioso samba.  É também dia de ver a meninada se lambuzar e comer quanto aguentar e os mais velhos se comportarem como menino.

Que bela forma de começar a semana. Viva aos santos gêmeos, sejam os católicos ou os ibejis do candomblé.

Tags: , , , , ,

9 Respostas to “Dia de festa dos meninos”

  1. Niel  Says:

    Bom dia,

    Gostaria de saber em quais restaurantes de Salvador eu poderia comer, hoje, no dia de Cosme, o Caruru.

    Grato

  2. Cleidiana Ramos  Says:

    Os restaurantes de comida baiana tem caruru e vatapá no cardápio. Claro que não vai ser o prato que manda a tradição, mas… No Mercado do Peixe (Rio Vermelho), Ceasa e Mercado Modelo tem restaurantes com preços mais em conta. No Garcia tem o tradicional restaurante da Zuzu, onde qualquer comida é uam delícia. Chegando no final de linha é só perguntar. Na área da orla tem o Ki Mukeka (Pituba), Yemanjá (Armação) e o Bargaço (Boca do Rio). Mas o bom mesmo é ir num caruru na casa de alguém. Torça para descobrir um…é maravilhoso!

  3. Maria Niva Lima da Silva  Says:

    Quanta saudade eu tenho da minha infância, quando minha querida e inesquecível Professoa Alzira Camandaroba fazia o caruru e nos dava nesta data de 27 de Setembro, ao redor de uma grande mesa com as imagens de Sâo Cosme e São Damião e Crispim Cristiniano e cantávamos assim:
    ” Eu era criança e tinha esperança de ser um dia feliz. Fiz uma promessa e doces a bessa para uns santinhos queridos. Cosme, Damião dou um Crispim Cristiniano, Coboclinho da mata, festa pra vocês eu fiz. Nesta data feliz eu me lembro……
    cantávamos

  4. RAIMUNDO SILVA DO NASCIMENTO  Says:

    Boa Tarde.

    Lendo o Jornal A Tarde a respeito do dia de São Cosme e Damião, Crispim e Cristiniano, que é comemorado nesse dia 27 de setembro, com festas e principalmente o caruru de São Cosme e Damião que comemorado na Bahia, mesmo nos dias de hoje, em que não mantem as tradiçoes.
    Narci no interior da Bahia, num lugarejo chamado de Argoim, e nesse dia, nas casas que tinham gemeos, era oferecido o tradicional caruru, e agente comia com os dedos, pois assim era a tradição.
    Bons tempos, onde havia a generozidade e satisfação das pessoas, o que hoje em dia está ficando raro.

    SALVA SÃO COSME E DAMIÃO, CRISPIM E CRISTINIANO.

    RAIMUNDO.

  5. Lafayette C.M.  Says:

    Miau Cleidiana miau, a Santa Bahia Imortal sempre fica mais linda quando se embande(i)ra de suas festas
    que são as festas da Vida !

  6. Armundo  Says:

    Quéisso, cara? Comer caruru em restaurante no dia de Cosme e Damião? Negativo. Se esse ano não deu, no próximo providencie uma casa de amigo, conhecido, colega de trabalho, vizinho de prédio, o que for. Se não for convidado, se ofereça. Em último caso, faça em casa e convide quem você preferir. Sendo possível, dê um jeito de incluir alguns gêmeos e uns sete meninos. E bom apetite.

  7. Patrícia Bernardes  Says:

    Gente!

    É uma delícia mesmo…mais a minha folia foi com a tchurma do Beje Eró no Ogunjá.
    MARAVILINDO…Dança, arte, educação e uma mesa de doces animadíssima ontem a tarde!
    Viva as crianças…Viva a tolerância religiosa!Viva a Cultura Popular!
    Axé de Paz a Anativo e Rejane Maia

  8. Victor Lacerda  Says:

    Seu texto falta no jornal do dia 27/09. Gosto da forma como você escreve eadmiro o poder que você tem de empolgar o leitor independente de qual seja o tema, porem, quando o assunto é crenças você consegue mostrar o que existe de melhor em forma de palavras – A verdade inspirada em um trabalho de muito respeito e credibilidade – sou seu leitor fiel.

  9. Cleidiana Ramos  Says:

    Valeu Vítor. É que no dia em questão eu estava em uma outra função. Obrigada pelo elogio. Bjs.

Deixe seu comentário