Cresce movimento de repúdio a cônsul do Haiti

postado por Cleidiana Ramos @ 11:43 AM
19 de janeiro de 2010
A tragédia no Haiti, segundo o cônsul, era por conta dos haitianos mexerem com "macumba". Foto: AP Photo |Gerald Herbert

A tragédia no Haiti, segundo o cônsul, era por conta dos haitianos mexerem com "macumba". Foto: AP Photo |Gerald Herbert

As declarações do cônsul-geral do Haiti em São Paulo, George Samuel Antoine, continuam repercutindo negativamente. Organizações do movimento negro político e religioso já estão se articulando para pedir a sua saída do país e do cargo que ocupa.

Em Salvador,amanhã, quarta-feira, às 19 horas, haverá uma reunião sobre o tema na sede do Instituto Steve Biko, situado no Largo do Carmo, Pelourinho.

Dentre as declarações desastrosas dadas pelo cônsul, sem saber que uma equipe de reportagem do SBT estava gravando, está a de que a culpa pela tragédia que destruiu o Haiti era por conta da presença do Vodu, um culto de matriz africana extremamente forte no País. Clique aqui para conferir o post com o vídeo em que aparece a fala de Antoine. 

Segundo matéria do Instituto Mídia Étnica, o vídeo, disponível no Youtube, foi traduzido para o inglês e o espanhol e já começa a mobilizar repúdio também internacional.  

 

Tags: , , , ,

3 Respostas to “Cresce movimento de repúdio a cônsul do Haiti”

  1. Cristina Oliveira  Says:

    Lamentável que uma figura pública, num momento de dor como o Haiti vem vivendo, fale tamanha besteira.

  2. ducarmo  Says:

    Esta declaração do cônsul é inaceitável. Ele naõ a respeita a diversidade cultural de seu país.
    Como pode ser cônsul ainda? protestos.

  3. rochelle aparecida  Says:

    Estamos em pleno século XXI, e ainda ouvimos e vemos um comentário preconceituoso, absurdo e ignorante desses, e pior, de uma figura que representa esse povo. Decididamente, ele está ocupando o cargo errado, pedido de “desculpas” por não dominar a língua portuguesa é mais um motivo para ele não ter proferido tal asneira sobre o povo haitiano. Que vergonha!

Deixe seu comentário