Consciência Negra 2009: EUA parabeniza o Brasil

postado por Cleidiana Ramos @ 11:23 AM
20 de novembro de 2009
No mês passado Salvador sediou mais uma reunião do acordo entre o Brasil e os EUA para combater a discriminação racial. Na foto o representante do Departamento de Estado americano, Thomas Shannon e o ministro Edson Santos. Foto: Lúcio Távora| AG. A TARDE

No mês passado Salvador sediou mais uma reunião do acordo entre o Brasil e os EUA para combater a discriminação racial. Na foto o representante do Departamento de Estado americano, Thomas Shannon e o ministro Edson Santos. Foto: Lúcio Távora| AG. A TARDE

Brasília, 19 de novembro de 2009 – O Departamento de Estado dos EUA distribuiu hoje a seguinte declaração:

O governo dos Estados Unidos e o povo americano congratulam o povo brasileiro pela comemoração, no dia 20 de novembro, do Dia da Consciência Negra, também conhecido como Dia de Zumbi dos Palmares. A vida de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e sua luta sem trégua contra a escravidão constituem um símbolo eterno de liberdade e justiça.

Hoje, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos reconhecem as importantes contribuições de afro-descendentes em nossas sociedades e o imperativo de combater a discriminação, que impactou de modo negativo os dois países.

No mês passado, nossos governos, em parceria com a sociedade civil e nossos setores privados, reuniram-se pela primeira vez em Salvador da Bahia no histórico Plano de Ação Brasil-EUA para Promoção da Igualdade Étnica e Racial.

Celebramos juntos a diversidade de nossa herança e estamos desenvolvendo e compartilhando melhores práticas para garantir oportunidades iguais para afro-descendentes e, na verdade, para todos os cidadãos de nossas nações. Neste importante dia, felicitamos o povo do Brasil e esperamos uma longa e frutífera parceria, pois, juntos, proporcionamos liderança e exemplos de democracia, diversidade e justiça social para o nosso continente e para o mundo.

Tags: , , , , ,

Uma Resposta to “Consciência Negra 2009: EUA parabeniza o Brasil”

  1. Nadja B.G.  Says:

    Muita alegria em ver q os sonhos estão podendo ser realizados nesse começo de século: uma pequena luz no fim do tunel.. tem q haver muitas mudanças ainda no restolho do seculo passado..
    Que haja mentes saudáveis e disposição ..nao posso dizer em todos mas pelo menos na maioria de líderes mundiais ..pra preservação da vida feliz na Terra, todos nós, seres humanos precisamos de respirar paz, união, harmonia, alegria e isso só pode ser obtido a partir de iniciativas positivas.

Deixe seu comentário