Consciência Negra 2009: Detalhes de um saboroso negócio

postado por Cleidiana Ramos @ 5:58 PM
19 de novembro de 2009
Além do tempero, Dadá se destaca pela alegria. Foto: Haroldo Abrantes| AG. A TARDE

Além do tempero, Dadá se destaca pela alegria. Foto: Haroldo Abrantes| AG. A TARDE

A conhecida espontaneidade de Dadá e a análise do pós-doutor em antropologia e professor da Ufba, Vilson Caetano, renderam um bate-papo super gostoso, e a palavra é aqui bem apropriada, sobre negócios relacionados à culinária baiana. Para conferir o aúdio clique aqui para ver a parte 1 e aqui para ouvir a parte 2. 

Dentro da cobertura especial e multimídia que o Grupo A TARDE está realizando por conta do Dia Nacional da Consciência Negra estamos disponibilizando no Mundo Afro entrevistas em áudio todos os dias. A TARDE FM veicula spots desse material. Fiquem também ligados nas reportagens especiais da Web TV. Daqui a pouquinho vai estar no ar uma delas. Vocês podem encontrar  os links para todo este material acessando www.atarde.com.br    

Amanhã circula, encartado no jornal A TARDE, o caderno especial Produtores de Owó. Ele conta  a trajetória dos  negócios negros na economia de Salvador. São empreendimentos marcados pela criatividade e destinados a atender a população afrodescendente e quase sempre gerenciado por seus representantes.

O caderno mostra essa presença na moda afro, culinária, artigos religiosos, turismo étnico, mas também a exclusão no milionário negócio do Carnaval. Todas as reportagens são acompanhadas por um texto pedagógico preparado pela especialista em planejamento educacional, Josiane Clímaco. Este material auxilia no cumprimento da Lei 10.639/03.

Ao longo desta semana estarei disponibilizando aqui no Mundo Afro artigos sobre os temas abordados no caderno. É mais uma forma de fortalecer o material didático. Hoje vocês já encontram aqui um texto assinado pelo presidente do Instituto Pedra de Raio, Sérgio São Bernardo.     

Outra novidade deste especial foi a parceria de A TARDE com o Instituto Mídia Étnica.  Por meio desta cooperação o instituto indicou estudantes de jornalismo para trabalhar conosco. A escolhida, via um processo de seleção, foi Juliana Dias, que realizou reportagens para o nosso caderno. Amanhã ela conta aqui no Mundo Afro como foi esta experiência. Esse passo foi muito importante, pois estamos agora também fazendo escola na cobertura que para nós já é especializada nos temas relacionados à identidade negra.

No processo de elaboração do caderno repetimos a bem sucedida experiência do ano passado de discutir a sua pauta com representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil que participam da luta contra o racismo. Da edição deste ano participaram a secretária estadual de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros; o secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira; Sérgio São Bernardo, presidente do Instituto Pedra de Raio; Paulo Rogério, diretor do Instituto Mídia Étnica; Mércia Lima, representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes)  Juci Machado, jornalista da assessoria de comunicação da Sepromi e Josiane Climaco.

Aproveitem bem o material e não se esqueçam da agenda movimentada que teremos na cidade amanhã, com vários atos políticos e culturais acontecendo. Um bom dia da Consciência Negra para todas e todos e viva a nosso herói Zumbi, que se renova em muitos de nós ainda hoje.  

         

Tags: , , , , ,

3 Respostas to “Consciência Negra 2009: Detalhes de um saboroso negócio”

  1. róger  Says:

    Cleidiana,
    muito bom saber que este material estará disponível no seu blog.
    Muito sucesso.
    Abraço
    Fr Róger

  2. Sue  Says:

    A conciência negra deve ser todos os dias, nós soteropolitanos devemos nos orgulhar desta mistiçagem, devemos ter orgulho da cidade mais negra da américa latina.

  3. bela@#*!  Says:

    EU ACHO LEGAL O QE SUE DISSE

Deixe seu comentário