Consciência Negra 2009: A experiência de Juliana em A TARDE

postado por Cleidiana Ramos @ 11:37 AM
20 de novembro de 2009

 

Juliana Dias realizou reportagens para o especial Produtores de Owó que circula hoje em A TARDE. Foto: Haroldo Abrantes

Juliana Dias realizou reportagens para o especial Produtores de Owó que circula hoje em A TARDE. Foto: Haroldo Abrantes

No primeiro dia em que estive na redação do jornal A TARDE tive a confirmação sobre minha vocação: ser repórter de jornal impresso. A notícia de que fui selecionada para a participar da produção do Caderno Especial da Consciência Negra (Produtores de Owó), representando o Instituto Mídia Étnica (IME), me deixou muito feliz, seja pelo fato de que seria o momento em que eu colocaria em prática o que aprendi na faculdade dentro do veículo de maior circulação na Bahia ou pelo fato de puder divulgar as informações que recebi na militância negra.

Esse momento dentro do jornal foi muito gratificante para mim, na condição de mulher negra e jovem. Foi deslumbrante para mim participar desse projeto e acessar um espaço de grande disputa entre os estudantes, sobretudo por atuar no Caderno Especial da Consciência Negra, uma experiência exitosa que tem sido exemplo para jornais impressos em todo o país, mostrando a população negra em locais de destaque e não apenas nas páginas policiais.

Na redação aprendi como funciona o processo de produção, edição e fechamento de um caderno. Na apuração das minhas pautas conheci pessoas fantásticas que não apenas me concederam entrevistas, mas torceram pelo meu sucesso e ficaram felizes pela minha vitória.  Espero que essa ação seja repetida nos próximos anos e outras estudantes de jornalismo possam ter a oportunidade de vivenciar essa fantástica experiência.

Tags: , ,

31 Respostas to “Consciência Negra 2009: A experiência de Juliana em A TARDE”

  1. JORGE WASHINGTON  Says:

    Juliana, é com os olhos cheios d’água que acabo ler esse relato. E só posso dizer axé irmã.

  2. Paloma  Says:

    Parabéns pela iniciativa jornal A TARDE e parabéns a Juliana Dias, sucesso!

  3. Helder  Says:

    Juliana parabéns.
    Eu espero profundamente que esta experiencia seja o início de uma mudança na própria redação do jornal e que nós negros ( e jornalistas ) possamos ocupar, devido a nossa capacidade, os locais que todo profissional deseja estar, seja no jornalismo ou em qualquer área.
    Parabéns ao jornal A Tarde por mais uma iniciativa bem sucedida na busca pelo ideal igualitário em que a nossa sociedade merece viver.

  4. Lorena  Says:

    Ju, parabéns!
    Fico muito feliz com a iniciativa do A Tarde em dar oportunidades a nós, mulheres, estudantes, jovens, negras e jornalistas em busca da nossa igualdade!
    Sucesso!

  5. Pedro Henrique  Says:

    Adorei a materia, porém sei que isso tudo é passageiro ecom certeza na próxima semana nós negros, voltaremos a estampar apenas as páginas policiais. Isso tudo é uma maquiagem, todos sabemos que os negros não tem espaço, nos veiculos de comunicação.Quantos apresentadores negrostemos hoje nas tv’s bahianas?.
    Juliana parabéns pela reportagem.

  6. Cleidiana Ramos  Says:

    Ao menos nos dê um crédito amigo. Nós do Grupo A TARDE estamos tentando…um dia a gente festeja.

  7. Cristina  Says:

    Parabéns Juliana!!!!Vá em frente e mostre a todos que nós negros temos sim,muita capacidade de lutar e vencer.Apesar de muitos não procurarem seguir esse caminho que você está seguindo e brilhando.Deus te ilumine mais e mais.Eu tenho orgulho de ser negra e te ver nesse espaço.Bjokkss.

  8. Vanessa Maia  Says:

    Ju. Parabéns pelo talento! Axé procê! beijão.

  9. Maxinho  Says:

    PARABÉNS JUJU!!!!
    Conheço essa menina e sei o quanto ela batalha pela comunidade negra, pela igualdade, fico muito emocionado em ver a pequena ponta de um grande sucesso.
    Parabéns mesmo.
    Beijos

  10. Cátia Cardoso  Says:

    Querida Ju,

    Nós da Articulação de Políticas Públicas da Bahia ficamos orgulhosas de vê você dando outros passos no caminho da construção de uma sociedade justa, igualitária e plural. Acompanhei com muita atenção as materias do Caderno Especial da Consciência Negra e enquanto mulher negra fiquei bastante feliz com a contribuição que esse trabalho pode trazer para o fortalecimento da nossa luta contra o racismo e pelo fortalecimento da consciência negra. Axé

  11. Zeca Peixoto  Says:

    Conheço Juliana. No aprendizado, na labuta universitária, já identificava nela uma profissional que deslancharia. Além disso, Juliana sempre aliou sua militância étnica-política à praxis do Jornalismo, uma combinação perfeita. Parabéns Juliana, fico feliz!

  12. Aurélio  Says:

    Oioi Juli, parabéns!!! Fico feliz em ver uma amiga mostrar o seu potencial no grupo de maior expressão do norte-nordeste! Estou muito feliz mesmo, PARABÉNS!

  13. Edna Matos  Says:

    Parabéns Juliana e parabéns ao Jornal ATarde

    Como assinante tenho acompanhado as mudanças que vêm ocorrendo no Jornal e posso falar de cadeira que são muito positivas, principalmente esta aproximação com a comunidade através de várias inciativas que buscam a interação com o leitor. Vamos em frente pra fazermos a festa juntos.

  14. Lucília  Says:

    Parabéns a Juliana pelo entusiasmo e pela capacidade de produzir um texto atraente, sincero, digno e verdadeiro. Parabéns ao jornal A Tarde que, a cada ano, traz o caderno especial Consciência Negra com inovações e ótimos resultados.

    Cleidiana, querida, você não tenta acertar. Você acerta sempre.

    Beijinhos!

  15. Domingos  Says:

    Quantos apresentadores de tv negros nos temos, quantos negros são gerentes de banco?quantos médicos, administradores e advogados negros são chamados para ser entrevistados na tv para expor sua opnião profissional?

  16. Michel Chagas  Says:

    Parabéns Juli!!!
    Muito sucesso pra você.

  17. Leila Selles  Says:

    Parabéns pela iniciativa jornal A TARDE e parabéns a Juliana Dias, sucesso! Dedico a você a música PESCADOR DE ILUSÕES, da banda o RAPPA, sei que foi difícil chegar até aí, mas tenha bastante motivação para galgar suas conquistas.

  18. Guimario Nascimento  Says:

    Parabéns Juliana pelo grande trabalho realizado.Axé

  19. Verena  Says:

    Parabéns ao Jornal A Tarde e parabéns Ju, sucesso pra você.

  20. Wlamyra Albuquerque  Says:

    Juliana,

    Adorei o texto, tenho certeza que há um estrada de sucesso para gente talentosa como você.
    um bj
    Wlamyra

  21. Jamile Menezes  Says:

    Juju…Juju…só posso seguir meu amigo Jorge e me emocionar com suas palavras. Parabéns de coração, amiga. Que nossa Mãe continue te abençoando com essa graça, inteligência e criatividade que você esbanja a todo momento. Talentosa eu sei bem que você é e pra mulheres negras, fortes, conscientes e radiantes como você, o sucesso é a mais certa das consequencias. Êa, mulher preta! Muito Axé pra você e muito mais brilho às mulheres do IME!!!
    Brilhante iniciativa do A Tarde…e Cleidiana, parabéns por tudo!!

  22. Letícia  Says:

    Inútil!!! Olha onde vc tá!
    Amei!!
    parabéns!
    Beijos

  23. Naiara Leite  Says:

    Parabéns Juliana!!

  24. FABIANA FRANCO  Says:

    Ju parabéns irmã, estou me sentindo realizada enquanto uma mulher negra, sem duvida alguma a vitoria de uma preta não é uma vitoria individual e sim coletiva. Parabéns ao meu jornal diário e principalmente a irmã Cleidiana Ramos por ter essa grande iniciativa, sei que a irmã é uma das guerreiras que coloca em pauta a nossa cara preta de maneira positiva.
    Saudações Pretas!

  25. lilian  Says:

    oi, juliana, parabéns! é por pessoas como vc (poucas, infelizmente) q me mantenho em sala de aula! parabéns a vc e a cleidiana! admiro muito o trabalho de vcs! xero, lilian.

  26. João Eça  Says:

    Parabéns Juliana!
    E boa sorte!

  27. Uilma Argolo  Says:

    É isso aí garota, mostra teu trabalho! Somos capazes independente da cor da nossa pele! Parabéns.

  28. Valmar Hupsel Filho  Says:

    Boa sorte em seu caminho, menina…

  29. Jucy  Says:

    Olá Juliana

    Sucesso mil para vc e muito axé.
    Saudações Bikud@S!

    Parabéns pela reportagem.

  30. Marlon Marcos  Says:

    Ju,

    você merece,viu? Beijo imenso!

  31. Camilla França  Says:

    Juuuuuuuuuuu,

    além de me emocionar, preciso te parabenizar (e muito), por mais uma vitória e pelo sucesso ficou este seu produto final. Com tanto talento e disposição, sucesso é algo certo no presente e futuro.
    … Tenha certeza que é muito bom ter parceiras como você e Cleidi nesta comunicação negra. Nós mulheres, negras e jovens estamos passando pelo processo de empoderamento que se solidifica através destes passos, manifestações e espaços que estamos abrindo.

    Mais uma vez: parabéns, saúdeee & sorteeee!!!

    Cleeiiddii: sucesso. Você é uma mulher que sabe articular e fazer a diferença nos locais certos e necessários.

    Axé, irmãs.

Deixe seu comentário