Conheça as receitas do Vamo Ngudiá

postado por meire.oliveira @ 10:29 AM
20 de novembro de 2015

Conheça, na íntegra, as receitas de todos os pratos e bebidas criados pelos estudantes de gastronomia que participaram do Vamo Ngudiá do especial da consciência Negra de A TARDE.

Cláudia Cristina Santos

GALINHA BAIANA À ZUMBI

Prato principal de Cláudia Santos

Prato principal de Cláudia Santos. Foto: Marco Aurélio Martins/ Ag. A TARDE

Ingredientes

2 kg de sobrecoxa de galinha sem pele
3 cebolas grandes
8 dentes de alho
5g de pimenta do reino
3 unidades de raiz de cúrcuma inteira( açafrão da terra) ou 01 colher de sopa do em pó
15g de gengibre
150g de amendoim torrado
150g de castanha de caju torrada
350g de camarão seco
Suco de limão (3 unidades)
Polpa de coco verde (1 unidade)
100ml de água de coco verde
1l de água morna
75g de fubá de milho
8 unidade de quiabo
6 unidades de pimenta malagueta vermelha
Sal grosso à gosto
1/3 de maço de coentro
1/3 do maço e cebolinha

Preparo do guisado : temperar os pedaços de galinha com sal grosso, pimenta do reino preta , 4 dentes de alho e parte do gengibre ralado. Marinar por no mínimo uma hora. Processar o amendoim, a castanha de caju, uma parte da cebola e cerca de 70g do camarão seco , suco de 01 limão, a polpa e a água do coco verde. Reservar. Numa panela média, refogar em azeite de oliva, 8 camarões secos inteiros. Adicionar os pedaços de galinha, refogar junto com os camarões até dourar levemente, e adicionar o uma cebola e meia picada. Refogar por mais cerca de 15 minutos. Adicionar a raiz de cúrcuma, ralada na hora, e continuar refogando por mais 5 minutos. Adicionar o restante do gengibre, ralado na hora, refogar por mais cinco minutos e adicionar água quente, o suficiente para cobrir a galinha. Cozinhar por cerca de 25 minutos, sem deixar secar. Com a carne da galinha ainda tenra, adicionar a mistura processada e mexer. Adicionar mais água e cozinhar em fogo médio até a galinha ficar macia . Desligar o fogo e finalizar com um pouco do coentro picado.

Preparo do pirão de milho: retirar uma parte do molho do guisado, cerca de 500mL, e processar num liquidificador. Transferir para uma panela e adicionar, sob agitação, uma pequena parte do fubá de milho. Levar ao fogo e adicionar aos poucos, sem parar de agitar, o restante do fubá de milho até consistência desejada, soltando do fundo da panela.

Preparo do molho Nagô: triturar em pilão ou num processador 200g o camarão seco. Reservar. Cozinhar os quiabos inteiros por 5 minutos e resfriar em água gelada. Reservar. Picar bem (muito bem) as pimentas, a cebola, o alho, o coentro e a cebolinha. Juntar tudo e misturar bem. Adicionar o suco de dois limões e misturar. Cortar os quiabos em fatias diagonais e juntar aos demais ingredientes. Corrigir o sal, se necessário ( os camarões secos já são salgados). Servir em temperatura ambiente. Montar o prato, conforme desejado, decorar com camarão inteiro e servir.

ARROZ DOCE CREMOSO COM FAROFA DE COCO RALADO

O arroz doce que parecia um sorvete

O arroz doce que parecia um sorvete. Foto: Marco Aurélio Martins/ Ag. A TARDE

Ingredientes

450g de arroz branco
1l de água
10g de sal
1l de leite integral
750ml de leite de coco seco ralado
180g de açúcar
25g de manteiga de garrafa
2 unidades de canela em pau
1 limão
6 gemas de ovo
10g de Canela em pó ( opcional)

Preparo

Cozinhar o arroz em água e sal até quase secar.Processar 2/3 do coco seco ralado com cerca de 500ml de água quente. Passar na peneira ou num pano limpo , recolher e reservar.Ferver o leite integral com a canela e a manteiga.Adicionar o leite fervendo ao arroz cozido, em fogo médio, sem parar de agitar. Adicionar o açúcar e as raspas do limão, agitando sempre.Adicionar o leite de coco seco, sob agitação. Numa tigela, juntar um pouco do arroz quente às gemas de ovos ( temperar) e depois juntar à panela, agitando sem parar.Cozinhar, em fogo brando, por mais cerca de 05 minutos. Esfriar e levar a geladeira.

Preparo da farofa de coco queimado

Numa panela seca, colocar o restante do coco seco ralado.Levar a fogo baixo, mexendo sempre.Quando começar a dourar, adicione cerca de 10g de açúcar e pitada de sal.Mexer até que doure completamente. Conservar em recipiente fechado.Servir o arroz doce cremoso gelado coberto com a farofa de coco queimado.

ALUADA (bebida em referência ao Aluá)

A Aluada que leva abacaxi

A Aluada que leva abacaxi. Foto: Marco Aurélio Martins/ Ag. A TARDE

Ingredientes

1 abacaxi grande e maduro
500ml de água gelada
160g de açúcar mascavo
20g de gengibre
6 unidade de cravo
150ml de cachaça

Preparo

Descascar o abacaxi e cortar a polpa em pedaços médios. Processar a polpa do abacaxi com a água gelada.Numa jarra, Juntar ao suco de abacaxi o açúcar mascavo, os cravos e o gengibre (ralado na hora). Agitar e levar a geladeira , por no mínimo 4 horas. Filtre o líquido e adicione a cachaça, preferencialmente, minutos antes de servir.Servir gelado.
Luciane Dias

BODIROCA

Bodiroca de Luciane Dias

Bodiroca de Luciane Dias. Foto: Marco Aurélio Martins/ Ag. A TARDE 

Ingredientes

1kg de camarão fresco
1kg de mandioquinha descascada
100g de cebola picada
100g de tomate picado
20g de alho picado
1 maço de coentro picado
200ml de leite de coco
50ml de azeite de oliva
5g  de sal
200ml de água de coco
Modo de fazer
Coloque as mandioquinha com a metade da da cebola e 2l de água e leve ao fogo por cerca de 25 minutos e deixe cozinhar até secar. Depois acrescente a água de coco e bata no liquidificador até formar um creme. Reserve.Tempere o camarão com alho, sal e azeite. Depois é dourar no azeite de oliva em fogo alto. Adicione cebola, tomate e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente a mistura de mandioquinha batida, o leite de coco e o coentro. Deixe ferver por 2 minutos.

MANJAR DE MAINHA

Ingredientes

100g de farinha de milho branco
1 litro de leite
2 cocos médios
100g de açúcar
1 pitada de sal
2 cocos verde

Modo de fazer
Faça o leite de coco fresco com os dois cocos e mais 500ml de leite líquido. Tem que ficar bem concentrado.Reserve.Faça outra mistura com açúcar, farinha de milho branco, uma pitada de sal e 500ml de leite e bata no liquidificador. Depois leve ao fogo por cerca de 30 minutos, sempre mexendo. Adicione o leite de coco aos poucos até cozinhas e ficar com consistência de mingau. Coloque no refratário e deixe descansar por 2 horas.
CALDA DE COCO E ERVA DOCE FRESCA

Leve 100ml do leite de coco ao fogo brando com a erva doce por 10 minutos. Reserve.Faça o caramelo de coco verde com as duas unidades. Eles devem ser cortados em lascas. Leve ao fogo 100g de açúcar E 10ml de água até ficar em ponto de caramelo e acrescente o coco laminado até ficar no ponto cremoso.

MAMJUBÁ

Ingredientes

50g de casco de jatobá
500ml de cachaça
200ml de agua
100g de açucar
500g de caju
10gde cravo da índia
10g de canela em pau
6 unidades de caju maduro
10g de gengibre

Modo de fazer
Coloque em uma panela a água, 250ml da cachaça e o jatobá. Leve ao fogo brando por 30 minutos e deixe descansar por três horas. Junte as especiarias, o açúcar e o caju e leve ao fogo por cerca de  40 minutos. Após o cozimento, adicione a redução do jatobá e deixe descansar por 3 horas. Depois,leve a geladeira por 30 minutos e sirva.

 

Iago Luz

MOQUENYAMA DE CAMARÃO

Ingredientes

1,5 kg Camarão fresco
100g Camarão seco processado
2kg de inhame
100ml Azeite de dendê
150g Castanha
150g Cajuzinho do cerrado
1 limão
2 unidade de biri-biri
4 cebolas
3 tomates
4 dentes de alho
1 pimentão
2 cocos seco
1 maço coentro
1 maço cebolinha
Gengibre
Pimenta de cheiro
Pimenta malagueta
Sal

Modo de Preparo
Assar o inhame em rodela bem espessa com sal. Retirar o miolo e reservar.Temperar o camarão com sal e pimenta-do-reino e marinar com suco de limão e biribiri.Extrair o leite de coco e reservar.Cortar metade da cebola, tomate e pimentão em rodelas e a outra metade picadinho, juntamente com o alho, gengibre e as pimentas. Refogar no azeite de oliva o tempero picadinho. Adicionar o camarão seco processado, as castanhas e o camarão fresco, e a outra metade do tempero em rodelas. Colocar o leite de coco. Finalizar com o cajuzinho do cerrado, azeite de dendê, coentro e cebolinha.Servir na base do inhame assado. Acompanhado de farofa de beiju com castanhas. É só colocar os dois ingredientes com a manteiga de garrafa até dourar.

BEIJU COLADO

Ingredientes

4 cocos verde
1 cocos seco
700g açúcar
60g  de cravo
200g de beiju
200g cajuzinho do cerrado
100ml de água

Modo de Preparo
Extrair o leite coco e reservar. Colocar em uma panela a água de coco, 500g de açúcar e o cravo e deixar ferver. Adicionar a polpa do coco verde, em fogo alto mexendo de vez em quando até obter uma mistura mais firme. Colocar em uma assadeira e colocar na geladeira. Umedecer o beiju com o leite de coco. Fazer uma calda de cajuzinho do cerrado. Levar ao fogo numa panela 200g de açúcar, água e cajuzinho do cerrado fatiado ao meio, adicionar cravo, canela e anis até formar uma calda consistente.Servir a cocada de coco verde sob o beiju e finalizar com a calda de cajuzinho do cerrado.

MARESIA DO MATO (bebida)

Ingredientes

200g de maracujá do Mato
5g gengibre
50ml de licor de capim santo
200ml de cachaça
1L água de coco
Açúcar
Mel

Modo de Preparo
Despolpar o maracujá do mato. Ralar o gengibre. Misturar com o licor de capim-santo, a cachaça e a água de coco. Adoçar com açúcar e mel. E servir com gelo.

SHOT DE CACAU

100g de polpa de cacau
20g de cacau em pó
500ml de água
250ml de cachaça de cacau

Modo de Preparo
Bater a polpa de cacau com água no liquidificador. Adicionar a cachaça de cacau. Finalizar com o cacau em pó.

 

 

 

Tags: ,

Deixe seu comentário