Bahia perde Raimundo Kasutemi

postado por Cleidiana Ramos @ 4:35 PM
1 de junho de 2011

Raimundo Kasutemi era diretor do bloco afro Bankoma. Foto: Fernando Amorim | Ag. A TARDE|04.03.2011

Notícia triste, muito triste. Perdemos hoje o tata Raimundo Kasutemi, neto de Mãe Mirinha do Portão, do Terreiro São Jorge Filhos da Goméia, Casa que guardava a tradição de Joãzinho da Goméia, situada em Lauro de Freitas.

Além de um incansável militante pelo respeito à sua herança religiosa, Kasutemi batalhou em várias frentes pela preservação da cultura aliada ao combate às desigualdades sociais, principalmente através do bloco afro Bankoma.

A associação tem alcançando grande destaque no Carnaval de Salvador.

O Bankoma é a vitrine de várias outras iniciativas sociais do terreiro como as oficinas de tecelagem e dança e o memorial em homenagem a Mãe Mirinha.

Fica a solidariedade e desejo de força a toda a comunidade do São Jorge Filhos da Goméia,liderado por Mãe Lúcia.

Tags: , , , ,

19 Respostas to “Bahia perde Raimundo Kasutemi”

  1. Osahir  Says:

    Aquele que amamos nunca morre, apenas parte antes de nós.
    Deus dê a essa ilustrissima alma o descanso eterno e o conforto aos familiares e amigos.

  2. Juyrandy Jr. (Maxodi N'Ilê Asipá  Says:

    Os iniciados não morre, vão para casa de Olorum Babá Olodumaré. O divino arquiteto do Universo. Descanse em paz Raimundo Kasutemi.
    Maxodí

  3. VAL  Says:

    TENHO CERTEZA QUE EM QUALAUER PLANO QUE ESTEJA ESTARA BEM , + MT BEM POIS ´SO FEZA BEM AO SEU PROXIMO.

  4. Márcia Simas  Says:

    É uma perda lamentável para a Bahia. Uma morte tão precoce. Ele sem duvida vai deixar um vazio na cultura baiana. Ele deixa também uma legado cultural e social de valor incalculável que nunca será apagado

  5. Adriele Camara  Says:

    Uma pessoa maravilhosa que ficará pra sempre nos corações das pessoas que conhecia e amava essa ilustre pessoa, que nós jamais esqueceremos, siga em paz querido que Deus possa dar o conforto a familia e amigos.

  6. EDVALDO MENDES  Says:

    FICO SURPRESO E TRISTE POR PERDER UMA PESSOA BATALHADORA PELOS IDEAIS DA SUA COMUNIDADE, FICA MEU SENTIMENTO E DE MINHA FAMILIA PARA A FAMILIA DO MESMO.

  7. Adriele Camara  Says:

    Uma pessoa maravilhosa que ficará pra sempre nos corações das pessoas que conhecia e amava essa ilustre pessoa, que jamais esqueceremos, que Deus de conforto a toda sua familia e amigos…

    ETERNO RAIMUNDO!!!

  8. Márcia Simas  Says:

    Uma grande perda para a cultura baiana, Ele deixou um grande legado cultural e social que deve ser preservado.

  9. Roberto Santana  Says:

    hoje meu muxima chora junto com todos os familiares desse grande tata,estavamos entrando em detalhes para a criação do fã clube bankoma no pelourinho e a volta das celebrações das missas do bankoma na igreja do Rosário dos pretos,aceitem meus cinceros sentimentos nesse momento triste para todos nós…tata krewyzile-do unzó tumbajunsara

  10. Dilton Mata Souza  Says:

    Deus lhe abenções meu irmão,voçe não morreu,apenas mudou de plano,agora voçe tem como habitat o mundo espiritual,verdadeira morada dos espiritos.Agora não existe barreiras para voçe,peça ao pai celestial por todos nós que aqui nos encontramos neste mundo de provas e expiações.

  11. Artemisa  Says:

    Raimundio dexou nos um enorme vazio. Trata se de uma perda inrreparável para a comunidade negra da Bahia em particular a de Lauro de Freitas Portao.um Ser iluminado,portador de uma sabedoria impar,deixa nos a continuidade das suas obras e a luta contra o racismo e a desigualdade socioracial, sem esquecer da discriminaçao religiosa. O legado de Sao Jorge nao desipará com a sua partida inesperada,pois a semente germinará sempre…pois hoje ele é uma estrela que brilhará as mentes na terra.
    Axé Kasutemi

  12. patricia  Says:

    A comunidade de portao ,Lauro de freitas fica orfão…
    raimundo junto com mãe Lucia , lutou pelo povo de sua comunidade dando á eles esperança de dias melhores..
    um trabalho tão bonito e digno não pode ser esquecido que as autoridades contribuam para que essa obra continue. Que os politicos olhem para esse povo e abrassem essa causa.

  13. pery  Says:

    As pessoas bacanas de Salvados ou estão mortas ou velhas. Fim de feira.

  14. Marcelo Cerqueira  Says:

    Adeus meu irmão! Fica a saudade e a lembrança de sua bondade e devoção a cultura Bantu, aos amigos e sua familia. Que seu exemplo de vida sirva de norte a juventude de Portão e de Lauro de Freitas. Que seus projetos sigam firme no ideal pensado por você. Sua lembraça via ficar em nossas vidas como algo bom.

  15. Ademario Ribeiro  Says:

    Raimundo Kasutemi era um amigo da arte,da cultura, abraço aberto para a diversidade e para as ações e iniciativas voltadas às matrizes de Mama ´Sfrica. Perdemos um protedor destas essências. Ela fará falta aos que lutam por justiça social è às vozes que precisam de estímulo pra se levantar.

  16. ADELSON SENNA  Says:

    A COMUNIDADE SÃO JORGE.

    A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.Pois a Comunidade de Portão esta de luto. essa triteza que deixou toda comunidade de tristeza tem que ser superada, pois temos que lutar pelo trabalho bonito que esse grande homem fez junto a nossa comunidade. o que não podemos é deixar os seus ideais de lado. temos que continuar com a sua luta pela sua igualdade religiosa.
    UM ABRAÇO A TODOS. ESTAMOS JUTOS NESSA LUTA.CASA ILE AXE OYA IROKE

  17. Ana da ACBANTU  Says:

    DAFIDIDI FAFÁ KENÊ!
    Nossa família se une à família da Goméia neste momento em que, em silêncio recordamos todas as alegrias, ensinamentos, cantigas e partilhadas vividas. Valeu Taata Kasutemi. Nós sabemos que a eterna Bamburucema está contigo.

  18. VURIE  Says:

    Mucuiu Tata Kasutemi! Deixaste um legado da cultura afro-banto, um verdadeiro “grio”, que tive o prazer de conhecer, da última vez que estive no Portão.

    Anji Mutonde!!

    Vuriê
    Unzó Hoxi Mukumbi ti Dandalunda – Nkosiledända Goméia São Paulo.

  19. Antonia  Says:

    Neves ,uma pessoa iluminada,criatitivo,firme nas suas convicções,sempre pronto para ouvir e muito sabio ao ao emitir uma opinião.
    Vamos sentir muita falta da sua alegria ,mas temos certeza que é mais um espirito de luz que esta ao lado de Olurum.

Deixe seu comentário