Abram alas para a Negrif

postado por Cleidiana Ramos @ 2:17 PM
28 de agosto de 2009
Madá e Jorge Washington usando peças da Negrif. Foto: Divulgação

Madá e Jorge Washington usando peças da Negrif. Foto: Marcos MS| Divulgação

Tem mais uma grife afro na área: a Negrif, comandada pela estilista Madá Preta. Recém formada em Design de Moda pela Faculdade da Cidade do Salvador, Madá tem produzido roupas que fazem  a cabeça de clientes como o ator Jorge Washington.

As roupas da Negrif, inclusive, farão parte da I Ediçaõ do Afro-Fashion- Concurso de Beleza Negra, que acontecerá no Aerocuble de Volta Redonda, Rio de Janeiro, no dia 29 setembro, a partir das 21h30. Portanto, leitores cariocas do Mundo Afro anotem aí na agenda e, caso compareçam, mandem seus registros que eu publico com o maior prazer.  

Se a gente já comemora o sucesso de Saraí com a abertura da Ifá Veste, agora chega também Madá. Bem vinda! 

O Afro Fashion – Concurso de Beleza Negra será aberto com um grande desfile para apresentação das candidatas, que estarão vestidas com roupas da Negrif. Após o desfile coletivo, acontecerá o  individual, demonstrando a criatividade e a beleza da mulher negra.

Madá Preta ainda não tem uma loja para exibição das suas roupas. Ela costuma promover o evento Feira, Feijão e Samba, onde apresenta as peças. Já fiz contato com a estilista e assim que souber quando vai ter a  edição da mostra aviso aqui.

Outra coisa: Madá disse que sente falta de uma seção no Mundo Afro sobre moda. Portanto, quem tiver sugestões sobre como abordar melhor este assunto aqui pode enviar. Comentem, sugiram, enfim, participem.  

Tags: , , ,

43 Respostas to “Abram alas para a Negrif”

  1. Renata Dias  Says:

    Madá e Saraí são duas pérolas do mundo da moda na Bahia justamente porque compreendem que a beleza está em evidenciar os nossos traços, as nossas formas e as nossas cores. A-DO-RO!

  2. cláudio rebello  Says:

    Posso dizer que conheço Madá desde suas primeiras incursões no universo fashion , e desde o início sempre com objetivos muito bem definidos , produzir uma moda com diferencial , que traduzisse códigos representativos de sua ancestralidade afro-brasileira , e isso ela faz muito bem , filha de costureira e militante das questões étnico raciais , só podia ser uma moda com RG negro , sucesso Madá você ainda vai muito mais longe !!!brilhe como todas as estrelas negras !!!!
    Axé do seu professor e amigo !!
    cláudio rebello

  3. FfRANCINE  Says:

    GENTE FICO ENGRANDCIDA EM SABER QUE TODOS AGORA TERÃO OPORTUNIDADE DE CONHECER ESSA MARCA QUE À ALGUM TEMPO JÁ FAZ O ESTILO DA NEGRADA, E O MEU, ALEGRIA EM SABER QUE MADÁ VENHA CONQUISTAR SEU ESPAÇO, FIRMANDO A BELEZA, O BOM GOSTO E COM ISSO NEGRIF, UMA MARCA QUE IRÁ FAZER A CABEÇA DE TODOS AQUELES QUE SABE, CONHECEM E QUER FICAR BONITOS E BONITAS…

  4. Carol Barreto  Says:

    Parabéns a Negrif !!!

    Poderiam sempre abordar a moda afro e outras referências étnicas no vestuário baiano / brasileiro. O desafio do designer no nosso estado é exatamente a compreensão de como se apropriar de nossas referências multicultrais, traduzindo as peculiaridades do vestir local e assim cointribuindo para a construção da identidade da moda baiana nas passarelas.

    Este já foi um passo.

    Prof. Ms. Carol Barreto
    Professora dos cursos de Design de Moda.

  5. Edmilson AZULÃO PEDRA  Says:

    Fico muito feliz em saber que essa grande estilista, esteja ganhando seu espaço, eu uso e abuso, da NEGRIF., gosto muito e tenho certeza que todos no mundo da moda, SE encantara, com essa mas nova revelação d mundo da moda, meus parabéns. MADÁ NEGRIF.
    Eu e os meninos de pedras te parabeniza, e te deseja boa sorte.

  6. Indira  Says:

    Conheci o trabalho de Madá no seu 1º Desfile na Faculdade da Cidade, desde de então só visto NEGRIF! Ela tem bom gosto, criatividade e uma pegada afro singular. É uma marca que tem muita identidade afro-baiana nas suas peças, pelas formas, tamanhos, que valoriza o corpo da mulher negra, respeitando suas silhuetas. Eu sou fã!

  7. Vandinho  Says:

    Madá eu como um consumidor potencial do seu produto te parabenizo por você ter a sensibilidade negra em fazer os seus modelitos e consegui agradar a um publico lindo e exigente mantendo as suas características do bom gosto.
    Parabéns e continue criando muito para essa comunidade negra que carece de uma moda exclusiva e abrangente aos seus segmentos.
    BJS!!!!

    Cabo Vando rsrsrsr!!!

  8. Ana Carla  Says:

    Com certeza o mundo da moda afro mudou, NEGRIF vem com tudo. Uso suas roupas e faço o maior sucesso. E tenho orgulho de contribuir para essa revolução. E Madá, além de estilista, criativa, tem contribui significativamente em repassar sua criações para jovens, para que eles também possam exercer sua criatividade. E Isso Madá!!! Vem com tudo, os Orixas te abençõam

  9. Vinicius Lima - Black  Says:

    Madá é sucesso! Seu estilo é uma inovação que vai tomar todo mundo, mesmo já trabalhando a algum tempo, importantes este espaço e mais ainda o trabalho desta preta.
    Sucesso e muita inspiração pra o desenvolvimento de muitos outros trabalhos.
    Axé
    Vini Black

  10. Vanessa do Amor  Says:

    Há muito tempo conheço Madá e sei do grande potencial que ela tem, desde o prêmio de vencedora do concurso da Mini-saia, com a peça de bucha vegetal. Sempre ligada a moda étnica, as suas culturas.
    Fico muito feliz por estar adiquirindo o reconhecimento de seu trabalho, SUCESSO!!!

  11. Michelle Cerqueira  Says:

    AMO a Negrif e Madá tbm. Uso Negrif a um tempo e ADORO!!! Já fui pra FEIRA, FEIJÃO E SAMBA com minhas amigas TAÍS, LAÍS E TARCIA. Nos deliciamos com a Feijoada e com coleções da Madá. Além das roupas, Madá tbm arrasa com as bolsas e acessórios. Uso e recomendo.PARABENS MADÁ! Agora é só sucesso!!!!!!

  12. Taís  Says:

    NEGRIF não é só marca, é identidade e estilo, conheço Madá a pouco tempo, mas de longe se Vê seu potencial de sucesso, criatividade não lhe falta…
    Isto é só o começo meus amigos, ainda vamos ouvir falar muito(bem) desta grande pessoa (não só na altura), que é Madá e sua grife que vem com tudo!!!

    Bjs, você merece…

  13. Sheila Lima  Says:

    Parabéns pela entrevista com Madá, é uma excelente profissional. Além de uma pessoa belíssima, por dentro e fora, muito capaz e comprometida. Conheço o seus trabalho e acredito que é sucesso e que vai deslanchar muito no mundo da moda Afro, embora faça também outras peças da moda.

    Parabéns!! Sucesso Madá. Muita luz e força, que vc tem muita.

    beijo,

    Sheila Lima
    (mãe de Vanessa)

  14. Cefas  Says:

    Espero que o A Tarde continue divulgando mais trabalhos e iniciativas como a ‘Negrif’, que valoriza nossas raizes e traz a tona o diferencial da arte de sangue baiano, com muita criatividade e bom gosto e com o toque de calor que só a bahia tem. parabéns pela matéria A tarde, parabens pelo sucesso Madá! um grande abraço!

  15. Rebeca Bomfim  Says:

    Tive a felicidade de conhecer Madá na época da faculdade e sempre admirei sua determinação em segmentar as referências afro-brasileira em suas coleções, mesmo cobrando que uma modelo branca divulgasse sua marca. Mas, aí é que está o grande diferencial da Negrif, suas roupas foram pensadas para o negro, mas também caiu no gosto dos brancos, amarelos, verdes… Enfim, conquistou todos!! E, de forma merecedora está ganhando destaque na Bahia e logo no Brasil.
    Parabéns Madá!

    Beijão grande da colega de profissão e amiga,
    Rebeca Bomfim.

  16. Bruna Di Paolo  Says:

    É muito bom saber que uma grande amiga e colega de profissão cresce tanto. Madá sempre foi fiel ao seus ideais e estilos. Sou admiradora de seus trabalhos. Desejo muito sucesso que, continue brilhando e abrilhantando que veste as suas roupas…Te amo minha Preta!

  17. Emanuela Yglesias  Says:

    Muito legal o trabalho da Negrif, tenho algumas pecas da grife e elas arrasam mesmo, fazem sempre o maior sucesso onde quer que eu va! Descupem a falta de acentuacao do teclado, mas nao podia deixar de comentar! So faltou o “Mundo Afro” dar o contato , o endere;o, telefone enfim como podemos comprar mais pecas da estilista Mada. Fico aguardando entao outra materia com esse enfoque. grande abraco!

  18. Raimundo Rodrigues  Says:

    A Negrif trás consigo respostas para o anseio de um público afro descendente que buscava uma roupa que representasse muito mais que uma simples indumentária e sim uma identificação com suas origens e o seu jeito de ser sem perder a sintonia com o espaço e o tempo, e tudo isso é resultado de um trabalho muito cuidadoso da estilista Madá que através do mesmo consegue mostrar-se antenada com a cultura e verdadeiramente empenhada em criar visando uma verdadeira revolução no resgate da auto estima de um povo E assim está mais que credenciada para nos representar com méritos em qualquer lugar dentro e fora do país . Parabéns Madá e muito sucesso !!!!

  19. Cleidiana Ramos  Says:

    Emanuela: se você observar no post tem a informação de que, infelizmente, a Negrif ainda não tem loja própria e portanto não tem contato. Madá costuma fazer um evento periódico para divulgar suas peças e prometeu avisar assim que o novo estiver marcado. Abraços.

  20. Tâmara Cunha  Says:

    O homem é um ser aberto, dotado de poder de iniciativa, de assumir possibilidades e realizá-las. Assim, pode-se dizer que quanto mais perceptivo for o designer de moda em relação ao mundo, mais criativo ele será, sendo este um ponto de grande importância para o profissional de moda.O olhar implica na singularidade da consciência que o impulsiona, ou seja, são nossas escolhas que fazem a diferença e tenha certeza Minha Preta Linda que a NEGRIF fez a diferença.
    Beijão grande da colega de profissão e amiga,
    Tâmara Cunha

  21. Sil Kaiala  Says:

    Madá,
    Parabéns minha linda!
    Conheci essa Pérola Negra em um projeto social, ela é maravilhosa. O que ela faz vai muito além de Costumizar roupas e vende-las, ela trabalha com o resgate e a auto- estima do povo negro.
    Ela mostar que não precisa alta e magrapara ser bela, que as gordas e as baixas também pode mostrar verdadeiramente a sua beleza.
    MADÁ!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Silvia Santana

  22. Mauro Nascimento  Says:

    O diferencial das peças produzidas por Madá é a criatividade e bom gosto, ingredientes adquiridos nos anos de estudos, mas também, na vida, em contato com o povo negro, com o gueto. A simpatia que é característica da sua personalidade faz com que todos que a conheça sintam o bom astral. Todos os detalhes supramencionado, se juntam com a qualidade na produção e exclusividade, darão a Negrif, o topo do mundo da moda, é isto que esperamos.
    Boa sorte e parabens pelo reconhecimento. Abração!!!

  23. Fernanda Scavello  Says:

    Negrif é Salvador…
    O ensaio com Jorge está maravilhoso…Vale à pena conferir…

  24. Isabela Britto  Says:

    Falar de Madá e da sua criação é muita responsabilidade…A arte é algo indiscritível, simplesmente emociona! Reconheço a Negrif assim, pelo sentimento que cada uma das suas peças nos desperta, toca lá na origem, na essencia e completa. Quando visto Negrif me sinto harmonizada, confortável, única e feliz! É óbvio que esta energia contagia a todos que vibram nesta sintonia da beleza que vai muito além da estética percebida pelos olhos. Ela desperta todos os sentidos e equilibra corpo e alma. Dispensável comentar que Madá é uma pessoa linda e querida. Sou Negrif, bem mais do que cliente, quem me conhece sabe! Então Madazinha, parabéns!!!! O sucesso é isto, quando a gente tá feliz com o que faz e espalha esta felicidade. Que ele permaneça na sua inspiração e coração!!!! Beijoca, Bela (amiga, ex-professora, tiete, cliente, divulgadora e grata pelas boas experiências…)

  25. Adriele Regine  Says:

    Vamos lá Madá… Vamos movimentar o mundo da moda na Bahia! Pois nós sabemos muito bem que podemos fazer muito por aqui e sempre coisas de qualidade… Acredito no seu trabalho e acredito que nós, designer, podemos crescer e muito! É assim que se constrói tudo, trabalho, suor, dedicação e amor!

  26. Roberto Ferreira  Says:

    Parabéns Madá pelo sucesso da Negrif, pois essa marca já é história e sempre será.Você sempre está enovando com suas criações maravilhosas presevando sempre as nossas raizes, que sua estrela continue sempre brilhando, pois torcerei sempre por você.
    Um grande abraço!!!

  27. Wellyandro  Says:

    Parabéns a Negrif

    Quem diria que que a juta seria isso tudo rs heim Mada srrs

    Mais sorte pra vc amiga vc merece ter um reconhcecimento do publico rs.

  28. Laila Sampaio e Duda Rangel  Says:

    Parabénssss Madá,
    Conhecemos Madá na Faculdade e ela sempre demonstrou o seu talento nato, suas roupas são linsíssimas e com certeza vão estourar no mundo da moda.
    Madá, nós te desejamos muito sucesso e que você continue brilhando. Estamos torcendo por você!!!
    Beijos

  29. Rosana Almeida  Says:

    Que alegria imensa saber que um trabalho de tão bom gosto dessa profissional “retada” está tomando proporções mais extensas. Já acompanho há algum tempo sua trajetória de sucesso e o burburinho que causava no meio da galera transmitindo e reafirmando que o Negro é Lindo sim, que podemos ousar, inovar e valorizar a nossa estética negra.
    Parabéns Madá!!!!!

    Beijo grande,

    Rosana Almeida

  30. Analivia Lessa  Says:

    Fico muito feliz em saber que Madá segue o caminho que ela mesma trilhou. Um caminho delinado por seus objetivos de difundir a moda étnica afro, com uma identidade bem baiana.
    Parabéns Madá!
    Que sua Negrif brilhe cada vez mais e assim, possamos levar a moda baiana para o mundo.
    Sucesso!
    Analivia Lessa
    Designer de Moda

  31. Ana Carla Rohem  Says:

    Infelizmente estou a alguns quilômetros da loja da Madá Preta, então fico contando dias para chegar a Salvador, pois moro no Estado do Rio de Janeiro, eu nunca vi tanto bom gosto e elegância numa grife afro, principalmente no Brasil. Suas roupas destacam e enriquece a beleza negra. Suas roupas são originais, coloridas e leves. Outra coisa, não segue a escravidão da estética, nós mulheres brasileiras que somos, podemos usar e ficaremos belas, afinal a mulher brasileira tem bumbum, seios fartos e pernas grossas e as mulheres magras que vestem qualquer, também podem usar e abusar das roupas da Negrif. A NEGRIF tem que abrir uma loja aqui no Rio. Madá Preta muito sucesso e inspirações para nos beneficiar com as suas criações!!

  32. LUIS BANDIRA  Says:

    ´Lamento quanto nossa sociedade brasileira vem perdendo oportunidades.So por falta de reconhenciment da contribuições artistícas prduzidas pelos negras. É na mesma propoção do café, fumo,acuçar ,algodão, e por falar em algodão fico vontade. Éssas duas fazem parte da minha preferência d vestir meus espetáculos.Alias NÃO SÓ VESTE elas garantem comportamentos e Facilita a interpretação dos espetáculos.
    É com muito orgulho que tenho apoio da Omi Dúdu para vestir nossa “nova” montagem das FEMINISTAS DE MUZENZA por…. Mada ela será a responsável para transformar os atores em grandes mulheres africanas da sociedade MUZENZISTA. aguardemos teremos mais uma oportunidade de ver seu desfile em forma de figurino teatral.
    Madalena axé para vc
    MOTUBA
    MOTUBAXÉ .

  33. Itana Fernandes  Says:

    Oi Madá, me orgulho muito de ver e saber que seus taletos estar se expandindo ainda mais!
    Você consegue transmitir a nossa riqueza cultural através das suas criações de uma forma bela e criativa!
    EU TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊ!
    PARABÉNS MADÁ
    PARABÉNS NEGRIF

  34. marta  Says:

    Tenho certeza que você vai vencer,porque você tem capacidade,naõ tenho nem palavras.VC É DEZ.Tenho orgulho de ser sua prima

  35. ORLEANSJR  Says:

    Nossa conhecer mada é lindo..vesti NEGRIF é um prazer, e sei q ela não iria fazer feio…parabéns minha preta sei q vc tem LUZ propria e mais alto vc vai chegar, felicidades mil…

  36. iza  Says:

    Olá Madá´, já me orgulho de teconhecer, de terpassado um poucodo meu tempo na facul , parabéns, conheço o seu trabalhoe sou fã seique queé o inicio o seu trabalho e que vc vai longe conseguir mostrar para a bahia e o mundo nossas raizes etnicas de maneiraunica. axé. bjos

  37. BINHO  Says:

    E AI NEGRIF, SEM PALAVRAS VC REPRESENTA SEU POVO.UM ABRAÇÃO FELICIDADES.

  38. Afro Fashion - Beleza Negra  Says:

    Evento de graça, atitude e leveza são caracteristicas do Afro Fashion – Beleza Negra, aqui no Sul Fluminense.

    Ao conhecer o trabalho de Madá representado pela Negrif, nos identificamos de imediato. Ainda com a certeza de uma marca com as mesmas caracteristicas onde garantimos o sucesso na apresentação em nossa primeira parceria na cidade de Volta Redonda/RJ.

    A preocupação com os detalhes e com o conjunto afro-fashion apresentado pela Negrif em cada uma de suas peças realmente encanta aos que buscam o qualidade visando o diferencial.

    Encantada Madá

  39. marco  Says:

    ciao mada
    sono molto contento e felice per te!!!!
    chissà se alla prossima sfilata di milano la tua collezione sarà tra prada e gucci????
    un abraccio e continua cosi che vai forte!!
    un abraccio
    marco

  40. Cleidiana Ramos  Says:

    Viu até onde estão indo as felicitações por você Madá? Abraços, Cleidiana.

  41. Josy Azeviche  Says:

    A consciência do que é ser negro, do ser igual, apesar de sermos diferentes leva pessoas com mentes brilhantes como a de Madá Preta a lugares onde só os melhores alcançam!!! Parabéns Madá por representar com tanto talento a cultura negra no mundo fashion e que mais portas se abram para você mulher, negra, guerreira e poderosa!!!
    Bjos

  42. Nádhia Moreira  Says:

    Madá é linda
    A Negrif é linda
    A Bahia é linda
    “Só quem tem talento é que se estabelece”.

  43. fernanda soares  Says:

    madá élindaa
    A negrif é linda
    A bahia é linda
    ”Só quemtem talento é que se estabelece”.

Deixe seu comentário