A despedida do grande Abdias

postado por Cleidiana Ramos @ 5:11 PM
24 de maio de 2011

Abdias Nascimento é um ícone da luta contra o racismo. Foto: Xando Pereira |Ag. A TARDE |13.11.2002.

Alguém já me disse que um acontecimento é importante quando você consegue lembrar exatamente o que estava fazendo naquele momento quando recebeu a notícia sobre ele.

Da mesma forma existem também pessoas que acionam essas lembranças. Uma delas é Abdias Nascimento. Nunca vou esquecer que estava numa sessão do V Encontro de Estudantes Africanos, na Faculdade de Economia da Ufba quando chegou a informação sobre a sua morte, na manhã de hoje.

Quem me falou, com toda a gentileza e cuidado peculiar aos filhos de Oxalá, foi o professor Jaime Sodré. Ele me chamou a um canto, preocupado em encontrar a melhor forma de abordar o assunto para a plateia.

A notícia só foi compartilhada após a leitura emocionada de um poema que o grande Limeira, um perfeito tradutor das emoções de uma alma descendente de africanos, compôs em homenagem a Abdias e Lelia Gonzalez.

A narrativa desta emoção coletiva foi a única forma que encontrei de tentar traduzir o que significa essa passagem de Abdias, pois produzir um texto sobre ele  está além da minha capacidade tanto informativa como de criação.

Basta pensar que este homem militou durante 80 anos pelo combate ao racismo em vertentes tão diversas como o teatro, a poesia e a política.

Acho que uma frase do professor Jaime resume tudo: ganhamos hoje mais alguém no plano ancestral para zelar por todos nós. Axé!

Tags: ,

Deixe seu comentário