A Benção: Yá Stella de Oxóssi

postado por Cleidiana Ramos @ 3:04 PM
1 de maio de 2009
Yalorixá faz, amanhã, 84 anos. Foto: Rejane Carneiro | AG. A TARDE

Yalorixá do Afonjá completa, amanhã, 84 anos. Foto: Rejane Carneiro| AG. A TARDE

Amanhã, sábado, 2, Mãe Stella de Oxóssi, a yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, faz aniversário. Mãe Stella é uma das mais conhecidas e respeitadas sacerdotisas do candomblé.

Filha de Oxóssi transmite, aos 84 anos que vai completar, a energia do rei-caçador nas ações tanto religiosas como de formação e cultura realizadas no terreiro que comanda desde 1976.

A escola Eugênia Anna dos Santos, mantida no Afonjá, foi uma das pioneiras no ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira décadas antes da Lei que tornou esta prática obrigatória em todas as escolas do País.

  
Num contato com Mãe Stella é possível reconhecer características atribuídas ao provedor e bondoso Oxóssi como o porte altivo, a tranquilidade atenta e a preocupação com o bem estar da sua comunidade.

A sabedoria de Mãe Stella continua a manter o Afonjá na lista dos candomblés mais respeitados do Brasil, como foi no tempo das suas antecessoras, principalmente as célebres Mãe Aninha e Mãe Senhora.

Seus pensamentos sobre o mundo, a partir da religião que defendeu por meio de um movimento nos anos 80  para que fosse reconhecida como tal, podem ser mais conhecidos nos livros de sua autoria como E Daí Aconteceu o Encanto (1988), escrito em parceria com a escritora e Agbeni de Xangô do terreiro, Cléo Martins; Meu Tempo é Agora (1993); Òsósi – O Caçador de Alegrias (2006) e Owé – Provérbios (2007).

O Grupo A TARDE preparou um especial sobre ela para a série “Memória da Bahia” que pode começar a ser conferido a partir de amanhã em  A TARDE On Line (www.atarde.com.br). Ele sairá também  na edição de domingo do jornal A TARDE.

Tags: , , ,

7 Respostas to “A Benção: Yá Stella de Oxóssi”

  1. Angelo Freitas  Says:

    Boa noite sou dono do site revistafro.com e gostaria muito de fazer contato com você Cleidiana Ramos . Um grande abraço.

  2. Cleidiana Ramos  Says:

    Angelo: vale para você para outros leitores. O meu e-mail é cramos@grupoatarde.com.br

  3. dirce mendes  Says:

    olá querida,
    gostaria de saber se aqui no rj, eu poderia encontrar os livros de mãe Estela, de quem sou fã.
    um abç e seja feliz, axé

  4. Cleidiana Ramos  Says:

    Dirce: a dica é procurar em livrarias como a Saraiva. Abraços, Cleidiana.

  5. dirce mendes  Says:

    OBRIGADA PELA DICA . ASSIM Q CONSEGUIR TE FALO . BJIM , AXE E UM CHEIRINHO BOM DE MANHÃ FELIZ.

  6. jessy  Says:

    fico feliz em mim comunicar pela primeira vez com o Axé
    moro no exterior sou filho de Oxala , sou feito a 14 anos e sofro muito com a distancia do meu paai ^pos vivo aqui . Xango cuida de mim e faço o que posso pra manter meu conhecimento . a BEN9AO DE TODOS DO AXé OPO AFONJA ESPECIALMENTE DE MAE STELLA.

  7. Jailton Santos  Says:

    Estou na duvida se devo ou não ir à senzala do Barro Preto assistir a 32 Noite da Beleza Negra do Ilê Aiye.
    O grande problema não é o valor da entrada., que por sinal acho bastante justa.., O problema é que todas as vezes que vou aos ensaios, já na Bilheteria., dificilmente não tem lixo., justamente no local de compra dos ingressos.. “Cartão de Visita”.
    Outro problema, é ter que levar seguramente 40 minutos em uma fila., todas as vezes que eu tiver que comprar alguma bebida.., e por fim., a namorada.., não se conforma em ter que aguardar em media 30 minutos na fila do banheiro feminimo.., Ah! Não posso esquecer-me da organização do transito no local..,
    Tamanhas desorganizações não veem em nenhum lugar onde ocorrem os ensaios de verão de Salvador..,
    Acho que o grande problema é que os 17 diretores., andam muito ocupados para resolver essas bobagens ..,

Deixe seu comentário