Arquivo da Categoria 'Afro Imagem'


Afro Imagem: Festa das crianças no Terreiro do Cobre

postado por Cleidiana Ramos @ 12:16 PM
14 de outubro de 2013

A festa da criançada no Terreiro do Cobre foi um sucesso. Muita diversão e oficina literária. Segundo Mãe Valnizia de Ayrá, ano que vem tem mais.

Turma concentrada na oficina literária. Foto: Josafá Araújo/Divulgação

Turma concentrada na oficina literária. Foto: Josafá Araújo/Divulgação

A tarde foi de muita brincadeira e jogos educativos. Foto: Josafá Araújo

A tarde foi de muita brincadeira e jogos educativos. Foto: Josafá Araújo/Divulgação

 


Ceao recebe debate sobre fotografias nos terreiros

postado por Cleidiana Ramos @ 1:58 PM
30 de agosto de 2012

Fotografias do ambiente dos terreiros são destaque em debate. Foto: Denise Camargo

Pessoal: hoje vai rolar no Centro de Estudos Afro Orientais da Ufba (Ceao), no Largo 2 de Julho, um evento muito interessante: um debate sobre produção de imagens fotográficas no ambiente dos terreiros de Candomblé.

O encontro, do qual eu vou participar, será das 19 às 21 horas e integra uma iniciativa chamada “Processos do Silêncio”, que é realizada pela fotógrafa e pesquisadora Denise Camargo.

Além de mim e Denise, o encontro vai ter a participação do cineasta Pola Ribeiro, que é o responsável pelo inquietante O Jardim das Folhas Sagradas e do pesquisador Marcelo Bernardo da Cunha.

E tem ainda uma boa notícia: o debate vai ser transmitido ao vivo pelo site  http://www.oju.net.br e pelo portal do Irdeb (http://www.irdeb.ba.gov.br). Dá para participar enviando perguntas via twitter a partir do seguimento do perfil @ojunet.

O projeto desenvolvido por Denise foi contemplado com o II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras com patrocínio da Petrobras; realização do CADON e parceria da Fundação Cultural Palmares.

Além disso, tem o  apoio institucional do Ceao/UFBA. Fabiane Beneti (Empresa Livre) assina a produção executiva.

A ação em Salvador incluiu uma oficina, gratuita, que teve mais de 300 inscrições, o equivalente a dez vezes o número de vagas disponíveis.


Exposição traz imagens de quilombos

postado por Cleidiana Ramos @ 1:20 PM
20 de abril de 2011

Anotem na agenda: na próxima segunda-feira, dia 25, começa a exposição Gente de Quilombo. A abertura será às 18 horas, na Casa da Música, em Itapuã.

A mostra traz fotografias de Álvaro Villela, Márcio Lima e Rita Cliff sobre a rotina em comunidades quilombolas de Barra e Bananal (Rio de Contas), Mangal Barro Vermelho (Sitio do Mato) e Rio da Rãs (Bom Jesus da Lapa).

Estas localidades foram as primeiras a receber a titulação da terra como quilombos na Bahia.

É a segunda temporada da exposição que fica até o dia 29 de maio de terça à sabado das 9h às 17h, e domingo das 9h às 16h. Clique aqui para ver as fotografias da exposição.


Afro Imagem : Fé na Rainha do Mar

postado por Cleidiana Ramos @ 8:08 PM
2 de fevereiro de 2011

O registro do repórter fotográfico Raul Spinassé, da Agência A TARDE,  traz um pouco do que foi a festa para Iemanjá, hoje, no Rio Vermelho.


Itaparica tem exposição sobre caboclos

postado por Cleidiana Ramos @ 1:10 PM
11 de janeiro de 2011

Caboclos são tema de exposição em Itaparica. Foto: Gal Meirelles|Divulgação

Uma mostra bem interesssante está rolando em Itaprica desde o último dia 7, data em que são comemoradas as lutas pela Independência na Bahia travadas na localidade. Trata-se da Exposição Fotográfica Caboclos de Itaparica, instalada na Praça do Campo Formoso e que segue até o dia 7 de fevereiro.

As fotos são de Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima e a curadoria da exposição é de Justino Marinho.

As imagens registram os festejos que giram em torno do grupo Os Guaranis, guardião, desde 1939, do Caboclo Tupinambá. Foram registrados os preparativos, o carro dos caboclos percorrendo as ruas de Itaparica dentre outros temas.

As fotografias foram realizadas de 5 a 10 de janeiro do ano passado e é resultado de um projeto apoiado pelo governo da Bahia através do edital Matilde Matos de apoio a exposições de artes visuais da Fundação Cultural do Estado.


Afro Imagem: Força dos terreiros

postado por Cleidiana Ramos @ 9:12 AM
17 de novembro de 2010

A VI Caminhada contra a violência, a intolerância religiosa e pela paz dos terreiros do Engenho Velho da Federação cobriu de branco as principais ruas do bairro. Esta é mais uma vitória da comunidade afrorreligosa num registro do repórter fotográfico Raul Spinassé.

 


Afro Imagem: Homenagem a Mãe Aninha

postado por Cleidiana Ramos @ 2:25 PM
31 de julho de 2010

Dentre as atividades de comemoração dos 100 anos do Ilê Axé Opô Afonjá, que vão até amanhã, aconteceu a inauguração do busto de Mãe Aninha, fundadora do terreiro. No clique do repórter fotográfico Fernando Vivas, da Agência A TARDE, Mãe Stella contempla a escultura em homenagem à primeira ialorixá do Afonjá.


Afro Imagem 1: Registro da Arte Africana

postado por Cleidiana Ramos @ 5:32 PM
24 de maio de 2010

Esta fotografia mostra uma das das peças do Museu de Arte Africana do Complexo Smithsonian, situado em Washington D.C.   Trata-se dos detalhes de uma porta retirada de um palácio de cultura iorubá. Todas estas figuras foram talhadas em madeira e representam elementos como a cavalaria real, o rei, suas mulheres, dentre outros elementos.


Afro Imagem 2: O marco do discurso de Martin Luther King

postado por Cleidiana Ramos @ 5:32 PM
24 de maio de 2010

Olha eu aí  apontando para um marco importantíssimo: é a pedra que mostra o lugar exato no topo das escadarias do Memorial Abraham Lincoln , localizado em Washington, de onde Martin Luther King fez o seu famoso discurso mais conhecido como I Have  a Dream. O marco é um dos locais mais fotografados por quem visita o memorial.  Quem fez o registro foi Juliana Dias, do Instituto de Mídia Étnica.


Afro Imagem: Dia da Baiana

postado por Cleidiana Ramos @ 4:22 PM
25 de novembro de 2009

baianas

Hoje, em Salvador, é o Dia da Baiana, uma justa homenagem a estas mulheres guerreiras que por meio do seu saber culinário mantêm verdadeiros empreendimentos via os seus tabuleiros, além de perfumar a cidade com o delicioso cheiro do acarajé. Confiram um dos registros da festa em homenagem a elas feito por Marco Aurélio Martins, da Agência A TARDE.


Afro Imagem: A cidadã Elza Soares

postado por Cleidiana Ramos @ 2:10 PM
28 de agosto de 2009

Elza-Soares

A fotografia de Marco Aurélio Martins é um registro da sessão da Câmara Muncipal de Salvador  que concedeu o título de cidadã de Salvador à cantora Elza Soares, na última quarta-feira. A indicação foi por meio de um projeto da vereadora Olívia Santana.


Afro Imagem: a heroína Maria Felipa

postado por Cleidiana Ramos @ 9:25 AM
1 de julho de 2009

Maria-Felipa-02

A imagem de hoje é uma  ilustração que retrata Maria Felipa de autoria de Bruno Aziz. Ela foi feita para o caderno especial A Festa da Bahia que sai encartado na edição de amanhã do jornal A TARDE.

O caderno traz matérias mostrando como a festa está presente no imaginário baiano e também tem dicas pedagógicas para o uso em sala de aula.  Um dos textos é sobre a participação feminina na guerra mostrando não apenas as figuras conhecidas de Joana Angélica e Maria Quitéria.

Assinado pela repórter Amélia Vieira, o texto dá destaque à líder Maria Felipa, cuja história começa a ser resgatada.  Maria Felipa é conhecida por liderar um grupo de mulheres na Ilha de Itaparica. Elas combateram os portugueses utilizando, principalmente, a inteligência como estratégia.

A heroína,inclusive, dá nome a uma comenda distribuída pela Semur.

 


Afro Imagem: Título brasileiro, show sul-africano

postado por Cleidiana Ramos @ 6:15 AM
29 de junho de 2009
Foto:  EFE|Halden Krog

Foto: EFE|Halden Krog

Tem imagens que emocionam e deixam a gente quase ou sem palavras . Por isso a partir de hoje, volta e meia fotografias deste tipo estarão por aqui no Mundo Afro.

Para inagurar, um registro da torcida da África do Sul durante a Copa das Confederações. O Brasil levou o título do torneio, mas em matéria de animação, inclusive com as barulhentas vuvuzelas, só deu os torcedores dos Bafana, Bafana (Meninos, Meninos), como a seleção sul-africana é carinhosamente chamada e que por um triz não ficou com o 3º lugar.