Quem faz o Mundo Afro

postado por Cleidiana Ramos @ 2:51 PM
10 de abril de 2009

Sou Cleidiana Ramos, jornalista, repórter especial do jornal A TARDE e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Ufba.

Nasci em Cachoeira, recôncavo baiano, e cresci em Iaçu, na área de entrada da Chapada Diamantina, ambas cidades banhadas pelo mágico Rio Paraguaçu.  Hoje vivo na capital, Salvador, uma cidade que tem também uma estreita relação com a água, elemento que me é muito caro e com o qual tenho forte relação mísitica.

A partir de 2003, em A TARDE, passei a me dedicar a reportagens sobre temas ligados à cultura, identidade e religiosidade negras, principalmente os cadernos veiculados no dia 20 de novembro. Por conta deles e ao lado de alguns colegas já fui finalista do Prêmio de Imprensa Embratel em duas edições: 2004, com o especial intitulado Qual a sua Cor? A vida em um mundo racista, publicado em 20 de novembro de 2003, e em 2007 com Sou de Santo e Raça, publicado em 20 de novembro de 2006.

O nosso especial de 2009, Produtores de Owó, venceu o Prêmio Banco do Nordeste 2010 em duas categorias: Mídia Impressa Regional I e Mídia Impressa Nacional.

A partir do especial  Arte da Resistência (2008), passamos a ter uma interação maior com o  nosso público alvo. Além do envolvimento de vários setores da redação, convidamos educadores,  militantes do movimento negro e religiosos do candomblé para construir a nossa pauta.

Este canal aqui é mais uma forma de estar disponbilizando conteúdo especializado sobre os temas negros.  Aproveitem, sugiram e façam este blog ficar ainda mais rico. Um grande abraço.